Os idosos e a sua interação com a tecnologia no varejo

A população de idosos no Brasil vem crescendo ano a ano, fortalecendo-se como um nicho de mercado importante e potente, portanto, estabelecimentos inteligentes garantem que os consumidores desta faixa etária interajam de maneira eficiente com a tecnologia no varejo.

Apresentando índices de qualidade de vida cada vez melhores e um grande potencial de consumo, os idosos tendem a saber o que querem das empresas e vêm participando cada vez mais da digitalização dos mais diversos processos. A típica resistência do público sênior a novidades vem se transformando, demandando mudanças também na mentalidade dos varejistas.

O poder de consumo do público sênior

Eles movimentam fortemente a economia brasileira, especialmente no varejo. A população com mais de 50 anos, que inclui os idosos (aqueles com idade igual ou superior a 60 anos), representa a maior fatia do mercado de consumo no nosso país. Isto é demonstrado por pesquisa do Instituto Locomotiva, que também reforça os números em si: cerca de R$1,8 trilhão é movimentado por esta faixa etária anualmente.

Por isso, passou da hora de considerar ações estratégicas para este público, muitas vezes deixado de lado. Uma das grandes questões diante de um mercado com soluções cada vez mais digitalizadas é: como aproximar os idosos da tecnologia no varejo?

Uma das maiores características do público sênior é a autonomia que possuem para decidir como gastar o próprio dinheiro. As pesquisas de hábitos de consumo na maturidade apontam que o perfil atual do idoso é mais consumista, porém também mais exigente. Cerca de 57% dos idosos brasileiros afirmam que, além de sentir falta de produtos voltados para a sua idade especificamente, também encontram certos obstáculos nas lojas físicas.  

A tecnologia no varejo pode auxiliar a rotina dos idosos

Não basta que os lojistas estejam cientes do potencial deste público mais velho, mas também coloque em ação estratégias pensadas especialmente em suas necessidades e limitações, oferecendo uma experiência com prioridade e acessibilidade.

Etiquetas, panfletos e cartazes precisam conter letras maiores, podendo ser potencializadas por etiquetas eletrônicas, por exemplo, que além de chamar a atenção e serem facilmente personalizadas, também podem ser vistas com maior clareza pelos idosos.

Muitos apostam em compras entregues em domicílio, especialmente de medicamentos e itens de supermercados, por isso, é importante que as empresas viabilizem um acesso facilitado a aplicativos de compras, garantindo mais praticidade na escolha das mercadorias e uma navegação rápida e fluída.

Questões simples como carrinhos de compra muito pesados ou fundos, itens expostos em gôndolas muito baixas ou muito altas, atendimento negligente por parte de funcionários e outros desafios podem desestimular o consumo deste público no estabelecimento.

Um ambiente convidativo faz grande parte do trabalho, como uma comunicação de fácil compreensão, um layout que facilite a logística, oferecendo uma boa quantidade de terminais de consulta de preço para que não precisem se locomover por distâncias consideráveis. Além disso, uma iluminação adequada, temperatura agradável, cores que proporcionem uma leitura fácil, higiene e som ambiente fazem parte dos detalhes que fazem grande diferença para os idosos.

Com isso, veja alguns aspectos que podem ser implantados, como a tecnologia no varejo, aprimorando a jornada dos mais velhos, gerando mais satisfação e garantndor sua fidelidade:

– Ampliação de corredores para deslocamento mais confortável;

– Sinalização maior, melhor e de fácil compreensão;

– Serviço de delivery com aplicativo exclusivo e fácil de operar;

– Para diminuir o tempo de espera, além de caixas prioritários, oferecer terminais de autoatendimento;

– Vagas de estacionamento exclusivas, mais largas e mais próximas de entradas e saídas.

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