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Saiba como fugir dos erros mais frequentes no monitoramento de vendas

Quem deseja otimizar processos a fim de obter mais lucro e competitividade no mercado, precisa estar atento ao monitoramento de vendas do seu negócio. Esta atividade não está ligada apenas a observar as vendas acontecerem, mas também, participar ativamente do que acontece ao longo da jornada de compra do seu cliente, garantindo que tudo esteja fluindo conforme o planejado, cuidando de potenciais ameaças ou fraquezas que possam ser um problema.

Ao realizar um bom monitoramento de vendas, a empresa obtém dados importantes que podem ser utilizados para aperfeiçoar o serviço, o produto, o atendimento e demais processos internos que impactem na própria efetuação do consumo. Através de todo esse acompanhamento é possível potencializar resultados e alcançar os objetivos de maneira muito mais informada e consolidada.

Função do monitoramento de vendas

O monitoramento de vendas permite que o negócio tenha uma visão clara a respeito do seu ciclo de vendas, além de informações sobre o comportamento de consumo dos seus clientes em cada etapa, proporcionando, inclusive, dados capazes de prever vendas a curto, médio ou longo prazo.

Isto é importante visto que impacta positivamente não apenas o setor administrativo e financeiro, mas também a área de atendimento, marketing e relacionamento, faturamento, compras e logística, por exemplo.

O monitoramento de vendas também tem o poder de prevenir riscos desnecessários em investimentos, mercadorias ou formatos de venda que apresentam resultados abaixo do esperado. Todos os dados provenientes deste processo tornam possível garantir ainda mais satisfação aos clientes, apontar erros e corrigi-los da forma mais assertiva, construir estratégias que estejam alinhadas com a realidade e, acima de tudo, aumentar a competitividade do negócio dentro do seu próprio mercado.

As falhas mais comuns ao realizar o monitoramento de vendas

Mesmo que possa parecer uma etapa óbvia e vital, é bom entender que muitas empresas não adotam o monitoramento de vendas como uma prática diária, ou ainda cometem erros evitáveis que prejudicam o fechamento de negócios.

Neste sentido, o erro mais grave é o de não acompanhar as vendas de forma alguma. Por ser uma atividade complexa e que exige estratégia e um olhar apurado para interpretação de dados, muitas equipes abrem mão dessa prática, acarretando a perda de diversas oportunidades valiosas.

No entanto, mesmo quem tem a preocupação com o monitoramento de vendas e implementa a prática em seu dia a dia, pode ter problemas na fluidez e na eficiência do processo. Dentre as falhas mais frequentes estão:

1. Demora no acompanhamento

Os números retratam a realidade do momento. Deixar o monitoramento de vendas para depois pode significar a perda de diversas oportunidades de fechamento de negócios e de alteração de estratégia.

2. Falta de planejamento

O monitoramento de vendas deve ser bem estruturado, com cronograma, etapas e perfis de cliente bem estabelecidos, capaz de permitir a visualização clara dos resultados e de brechas que possam ser contornadas.

3. Ignorar necessidades dos clientes

É preciso saber interpretar não apenas números, mas também o que o cliente tem a dizer sobre atendimento, produto, serviço, entrega, suporte, entre outros. Entender suas dores e preocupações ajudam a suprir de maneira mais adequadas suas necessidades e manter a satisfação.

4. Falta de adaptabilidade

O mercado muda o tempo todo, trazendo novas demandas e a necessidade de se atualizar constantemente, por isso, quem não se adapta a mudanças, perde competitividade e espaço dentro do seu segmento. É preciso mudar abordagens, investir em tecnologia e estar atento às mudanças, olhando sempre para o futuro.

5. Não utilizar automação no processo

A automação do monitoramento de vendas é uma das mais poderosas ferramentas, pois amplia a visão estratégica e fornece muita praticidade e agilidade ao processo. Além de trazer mais segurança e confiabilidade aos relatórios, permite que eles sejam gerados facilmente, como e quando mais precisar.  A ATM Informática possui um software de gestão que torna todo o processo de monitoramento de vendas muito mais produtivo. Conheça!

6. Não implementar mudanças

Não basta apenas ter os dados nas mãos, é preciso trabalhar com eles em busca de melhores práticas e resolução de possíveis problemas. Por isso, é essencial que além da ferramenta, exista também a visão que saiba interpretá-la de maneira estratégica e uma equipe de vendas capaz de colocar em ação eventuais mudanças ou reforços.

Com a tecnologia, tudo se tornou muito mais ágil, por isso, quem para no tempo e não investe em softwares de gestão, perde sua vantagem no mercado facilmente. Centralizar informações em um só lugar ajuda a filtrar apenas aquilo que mais interessa aos objetivos, dando ao processo de monitoramento de vendas mais confiança e solidez.

É fundamental que tais ferramentas de gestão de informações sejam fáceis de operar, intuitivas e confiáveis, pois simplifica um processo com certa complexidade, deixando o usuário mais à vontade para explorar os números e demais informações.

Para um monitoramento de vendas eficaz é preciso que o software de gestão dê acesso a recursos como relatórios de fluxo de caixa, de emissão de notas fiscais, de controle de estoque, entre outros.

Investir em inovação contribui para melhorar o atendimento ao consumidor, aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, mitigar riscos e erros e tomar decisões mais assertivas e bem-informadas, com dados reais e seguros!

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