Uma das estratégias de vendas mais utilizadas para dar vazão a certas mercadorias é a queima de estoque. Apesar do nome, não, esta ação não está relacionada a destruição de itens! A queima de estoque é utilizada em diversos segmentos de mercado, geralmente com o objetivo de vender produtos que estão parados há algum tempo, itens em excesso, troca de coleção ou showroom e até mesmo para aumentar as vendas em períodos de baixas.
A queima de estoque geralmente atrai consumidores focados em preço, por isso, planejar a sua ação de vendas é essencial para aliar boas chances de negócios tanto para o comércio quanto para o público. Neste sentido, alguns pontos são fundamentais para preparar-se com toda a organização e eficiência!
Dicas para obter ótimos resultados com a queima de estoque
Uma boa queima de estoque é feita da junção da demanda, da oferta e da oportunidade! Confira abaixo algumas dicas para não esquecer de nada enquanto planeja a sua ação de vendas.
1. Certifique-se que os dados do seu estoque estejam corretos
É essencial que os números do seu estoque estejam corretamente atualizados, ou seja, se a quantidade, a descrição e a categorização dos itens realmente condizem com a realidade. Equipamentos como coletores de dados, integrados a um bom sistema de gestão, facilitam todo este processo de averiguação!
2. Aproveite as melhores datas
Definir uma boa ocasião pode fazer toda a diferença para sua queima de estoque! Datas comemorativas já possuem aquele apelo necessário às vendas, então utilizá-las como gancho de sua ação é sempre uma boa ideia. Dia das Crianças, Black Friday, Natal, Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais são excelentes momentos para oferecer seus produtos em condições especiais.
3. Elabore sua ação do início ao fim
Após verificar seus dados de estoque e definir uma data, é chegada a hora de planejar sua queima de estoque com mais detalhes, como: definir quais itens farão parte da promoção, como será a dinâmica (sorteio, combos, kits, compre mais e pague menos, entre outras), quanto tempo irá durar, como chegar até o público.
4. Divulgue sua queima de estoque
É chegada a hora de definir os esforços de comunicação da queima de estoque. Quanto aos canais on-line, as redes sociais, o WhatsApp e e-mail marketing podem ser excelentes opções, enquanto ações físicas podem incluir cartazes, flyers, inserções em rádio e até mesmo o bom e velho boca a boca.
5. Aposte em uma decoração convidativa
Parte importantíssima da comunicação visual, a vitrine e o interior da loja podem de fato convidar o cliente a se sentir mais à vontade para consumir. Aposte em temas e cores para sinalizar uma promoção especial, sempre deixando bem claras as regras da queima de estoque. Além disso, a equipe também precisa estar preparada, tanto com um uniforme especial, quanto com um discurso afiado de vendas.
Para ter tudo sob controle e evitar problemas no período da sua queima de estoque, é essencial se preparar e ter as informações mais importantes sempre em mãos. Isto é possível através de um bom software de gestão, que gera relatórios, simplifica processos e mantém os números de estoque sempre atualizados.
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