As férias de fim de ano são um momento bastante propício para quem quer vender mais! Isto porque o período que vai de dezembro até o feriado de Carnaval reserva grandes oportunidades de captar mais consumidores, uma vez que as pessoas costumam passar mais tempo fora de casa e estão mais dispostas a gastar, já que muitos recebem o 13º salário ou valores de férias. Além disso, os dias de verão são mais longos, ideais para estender o horário de atendimento e alcançar um número ainda maior de clientes.
Se você deseja vender mais e começar o ano com as finanças em alta, abrace essas chances e prepare seu comércio com estratégia, dando atenção especial às tendências e interesses do seu público-alvo.
Planejamento e ação são essenciais para vender mais
Para impulsionar seus resultados e passar a vender mais com a ajuda do período de férias de verão, é preciso se preparar em diversos aspectos, como gestão, marketing, logística, estoque e outros… Acompanhe abaixo algumas dicas para incluir no seu planejamento!
1. Capriche no ambiente da loja
O impacto inicial é o visual, portanto deixe sua loja fisicamente atrativa e convidativa. A luminosidade, a comunicação, as peças escolhidas para estarem na vitrine, as cores e até mesmo a temperatura e o cheiro influenciam na permanência ou não do cliente no ambiente. Quanto mais tempo a pessoa ficar na sua loja, maiores as chances de sair com uma sacola. Aposte em dar destaque a produtos que tenham mais apelo para a época!
2. Abasteça seu estoque com consciência
Vender mais é a preocupação principal, mas não deve ser a única! Saber abastecer o seu estoque com parcimônia é fundamental, afinal, ninguém quer perder a venda por falta do produto, nem levar prejuízo com o encalhe de itens. É importante ter a noção do quanto é suficiente para oferecer produtos na medida certa. Se o seu negócio lida com alimentos, o cuidado deve ser redobrado!
3. Aposte na divulgação de seus produtos
Investir em ações que divulguem sua marca, sua loja e suas promoções é essencial para vender mais! Com a concorrência em alta, promover seus diferenciais deve ser um dos principais objetivos. Relacione suas ofertas com as datas sazonais (Natal, Ano Novo e Carnaval), explore o calor da estação e não esqueça de usar todos os canais possíveis para comunicar-se com seu público. Utilize seu espaço físico, redes sociais, material impresso e até o WhatsApp para alcançar mais pessoas.
4. Flexibilize o pagamento para os clientes
Apesar de uma grande parcela da população receber o 13º salário e contar com um dinheirinho extra nas férias, para vender mais é preciso flexibilizar os pagamentos. Afinal, o começo do ano também vem acompanhado de impostos, material escolar e demandas bastante pesadas para o bolso. Por isso, procure oferecer parcelamento e quantas formas de pagamento conseguir, como cartão de crédito e débito, boleto, Pix e depósito, por exemplo.
5. Prepare sua equipe para prestar o melhor atendimento
Além de ações de marketing, quem tem um papel primordial para vender mais e persuadir o cliente é o vendedor, que orienta, aconselha e direciona o cliente conforme a sua necessidade. Portanto, é importantíssimo que toda a equipe de vendas esteja alinhada e sabendo tudo sobre todos os produtos oferecidos pelo comércio. Além disso, é preciso que os vendedores escutem ativamente para melhor compreender dores, necessidades e expectativas.
A ATM Informática entende que para vender mais, é necessário investir em boas estratégias. Neste sentido, a tecnologia auxilia processos, garantindo mais praticidade, agilidade e produtividade, tanto para a equipe quanto para os clientes.
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