Saiba qual é a importância da manutenção dos equipamentos no comércio

A manutenção de equipamentos das lojas precisa ser realizada de maneira periódica, segura e cuidadosa, pois garante o bom funcionamento das tecnologias que auxiliam o negócio a ter mais produtividade e simplicidade em diversas operações.

Quem não planeja a manutenção dos equipamentos regularmente acaba correndo grandes e desnecessários riscos. Sabemos que não é barato investir em tecnologia, portanto, não dar a devida atenção para mantê-la funcionando perfeitamente é arriscar perder todo o dinheiro empregado na sua aquisição e instalação.

Além do perigo para o bolso, a falta de manutenção de equipamentos no comércio também pode causar diversas consequências ligadas à paralisação de atividades e falta de segurança para os usuários.

Continue lendo e acompanhe algumas razões pelas quais você deve incluir a manutenção preventiva e periódica como uma das prioridades no seu negócio!

Motivos para investir na manutenção de equipamentos regularmente

A manutenção de equipamentos é uma verdadeira necessidade para o negócio. É preciso ressaltar a importância de que ela aconteça de maneira regular, ou seja, programada de tempos em tempos, mesmo sem sinal de problemas.

Um dos maiores erros que um comércio pode cometer é esperar que as máquinas deixem de funcionar corretamente para então se preocuparem com seu conserto ou reposição. A manutenção preventiva ajuda a manter as tecnologias atualizadas e operando por mais tempo e com mais qualidade.

Veja abaixo alguns motivos para investir neste processo fundamental:

1. Evite multas

Muitos equipamentos são alvo de fiscalização por parte de órgãos e instituições, como o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o próprio PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Um exemplo importante é o caso das balanças, responsáveis pela pesagem exata de produtos diversos. Caso seja detectado qualquer problema de aferição ou de estado de conservação da máquina, a empresa pode ser autuada e multada.

Neste sentido, a manutenção periódica simula todos os requisitos verificados pela fiscalização, incluindo a calibração da balança, necessária para o seu funcionamento correto e a limpeza do equipamento, transmitindo uma imagem melhor aos clientes.

2.  Diminuição de problemas técnicos

Todos os equipamentos de automação do ponto de venda devem estar funcionando corretamente. Alguns dos que requerem atenção especial são:

Gaveta de dinheiro: averiguar abertura, fechamento e travamento;

Computador: checar hardwares como teclado e mouse, softwares de proteção, estado da memória, formatação quando necessário, entre outros;

Impressora: garantir o correto uso, reabastecimento de tinta, bobinas e demais funcionalidades;

Leitor de código de barras: checar o escaneamento e leitura;

Nobreak: identificar se está ligado corretamente e simular sua operacionalidade numa eventual falta de energia.

A manutenção de equipamentos de loja proporciona a confiabilidade necessária para as operações, dando a certeza de que os processos serão fluídos e contínuos, evitando paradas imprevistas causadas por problemas técnicos que provocam prejuízos financeiros, filas e desgastes com clientes e colaboradores.

3. Manter a segurança no uso

A manutenção de equipamentos abrange a limpeza de eventuais sujeiras que possam fazer mal à saúde e ao bem-estar do usuário. Além disso, também inclui a averiguação de itens de segurança, como travas, pinos e demais componentes que garantem a proteção na hora do uso das máquinas.

Equipamentos de corte, como os utilizados em açougues, por exemplo, precisam operar 100% para prevenir acidentes que podem ser graves ou até mesmo fatais.

Como realizar a manutenção de equipamentos sem estresse?

Uma das maneiras mais eficientes, práticas e confiáveis de programar a manutenção de equipamentos do seu estabelecimento, é firmar um contrato de serviço com uma empresa especializada em automação comercial, suporte e manutenção destes itens vitais para a empresa.

Assim, é possível certificar-se que existe mais alguém preocupado com suas máquinas, estabelecendo uma rotina de manutenção e de controle. Além de tudo, a empresa pode ficar mais tranquila em relação a falhas imprevistas, contando com ajuda na hora em que mais precisar, solicitando orientação, conserto ou até mesmo a substituição do equipamento enquanto durarem os problemas.

A manutenção de equipamentos não deve ser um peso para o comerciante, mas sim, ser vista como uma necessidade que precisa integrar o checklist da gestão de negócios. Além da possibilidade de destacar um ou mais colaboradores responsáveis e envolvidos que tenham a função específica de olhar pelo bom funcionamento de todas as tecnologias, é importante ter com quem contar também do lado de fora.

A ATM Informática possui uma equipe preparada e ágil, sempre pronta para prestar a melhor manutenção e suporte possíveis para os clientes que necessitam. Fale conosco e conheça todos os serviços de excelência que oferecemos ao mercado varejista!

Leia também: Diferenciais para transformar seu ponto de venda