Métodos para controle de estoque: saiba quais são os mais utilizados!

Quando se escolhem bons métodos para controle de estoque, é possível reduzir consideravelmente prejuízos com perdas de produtos. Uma boa gestão do estoque permite que, internamente, os dados sobre as mercadorias de um estabelecimento estejam sempre atualizados, evitando custos desnecessários e imprevistos, podendo inclusive aumentar a margem de lucro das vendas.

Já externamente, do ponto de vista do consumidor, um negócio que administra mal seu estoque reflete desorganização e amadorismo, abalando a confiança do mercado. Por isso, é fundamental que as empresas saibam determinar, dentre os métodos para controle de estoque, qual é ideal para garantir não apenas o sucesso nas vendas, mas também o equilíbrio financeiro do comércio.

“Quais métodos para controle de estoque posso usar no meu negócio?”

Acompanhe abaixo quais são os principais métodos para controle de estoque:

1. PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai

Muito comum em empresas que trabalham com produtos perecíveis, como alimentos. De acordo com essa metodologia, retira-se o produto mais antigo do estoque para uso ou venda, ou seja, os primeiros itens comprados pela empresa deverão ser os primeiros itens a serem vendidos para os clientes.

Um benefício da utilização do PEPS é simplificar também a gestão financeira do negócio, pois trabalha com o preço de custo por unidade do estoque, em vez da média do preço de custo de todas as unidades, logo, assim é possível diferenciar o preço de venda do mesmo produto.

Para quem importa produtos, isto pode influenciar na competitividade dentro do mercado, pois adquire-se mercadoria com dólar mais baixo, representando uma margem maior em um mesmo preço de venda.

2. UEPS – Último a Entrar, Primeiro a Sair

Dentre os métodos de controle de estoque, neste aqui o último item comprado é o primeiro a ser vendido. O UEPS permite um melhor planejamento de produção, abrindo espaço para ajustes rápidos em preços e quantidades a serem fabricadas, conforme o consumo real de itens.

Assim, tem-se uma média do consumo daquele período, possibilitando que se preveja o consumo futuro à medida em que novos produtos vão entrando no estoque. Apesar dessa vantagem, este método pode reduzir a margem de lucro operacional do negócio, uma vez que, fatores externos, como inflação, variação cambial, entre outros, são repassados ao preço de custo da mercadoria.

Uma desvantagem de se utilizar sempre o lote mais recente é que ele pode não ser totalmente finalizado, sendo interrompido e ter seu uso apenas parcial. Isso significa que é preciso controlar diferentes lotes do mesmo produto, o que nem sempre é viável para a empresa que adquire produtos com muita frequência.

3. MPM – Média Ponderada Móvel

Este método também é chamado de custo médio e trata-se de uma maneira de mensurar o valor do estoque da empresa sem precisar levar em consideração a ordem cronológica de recebimento de produtos.

O valor dos custos de cada mercadoria é calculado a partir de uma média da soma dos diferentes preços de aquisição do produto estocado, dividido pela quantidade adquirida. O resultado é o custo médio da mercadoria estocada. Pode soar complexo, mas a equação basicamente trata da: soma dos valores das unidades do produto X, dividido pela quantidade de produtos, obtendo-se um resultado que se multiplica pela quantidade de unidades vendidas.

Um bom software reúne os melhores métodos de controle de estoque

Através de métodos de controle de estoque é possível tornar o processo de gerenciamento de estoques mais fácil, porém, é desafiador, pois trata com diversas variáveis. É recomendável que se tenha o auxílio de um software de gestão para tornar essa atividade muito mais segura, rápida e flexível.

Com um sistema prático e confiável, o estabelecimento pode saber exatamente o valor de seu estoque, tanto pelo preço de compra, quanto pelo de venda, além de obter dados que ajudam a impulsionar as vendas, como quão bem tem sido a saída de uma determinada mercadoria.

O software de gestão indica quando, quanto e quais itens comprar de acordo com o controle de estoque, cruzando informações de diferentes setores, garantindo precisão no processo. Automatizando tarefas trabalhosas e suscetíveis a erros humanos, o sistema de gestão com controle de estoque proporciona mais eficiência aos dados internos e ainda permite que se tenha mais tempo em mãos para pensar estrategicamente em ações para vendas e compras.

Fale com os especialistas da ATM Informática e saiba mais sobre nosso software de gestão do varejo, um sistema que organiza e simplifica atividades trabalhosas e burocráticas, como o controle de estoque. Solicite uma demonstração e revolucione o seu negócio! Leia também: Os benefícios de um controle automatizado de estoque.