Pagamentos por aproximação: Como funcionam e por que o seu comércio precisa oferecer

Desde 2018, o Brasil conta com a possiblidade de pagamentos por aproximação. De maneira semelhante à compra no cartão de crédito ou débito, esta tecnologia tem a facilidade de não precisar inserir o cartão na maquininha, bastando aproximá-lo. Em alguns casos nem é necessário inserir senha.

Além de ser mais prático e rápido, a aproximação evita o desgaste do cartão, que em muitos casos danificava o chip, inutilizando-o e obrigando o cliente a solicitar um novo. Com a tecnologia de aproximação, em alguns casos nem é necessário retirá-lo da carteira.

Como funcionam os pagamentos por aproximação?

A tecnologia que permite esta facilidade se chama Near Field Communication (NFC). Diferentemente de outras tecnologias que funcionam sem cabos, como bluetooth e Wi-Fi, o NFC promove a comunicação somente entre dois dispositivos. Esta limitação é justamente o que dá mais segurança a este tipo de transação, evitando que um terceiro tenha acesso aos dados da sua maquininha ou do cartão do cliente.

Para o cliente, basta aproximar o cartão da área indicada no aparelho. Para o comerciante, as informações de pagamento são todas inseridas normalmente, como se o cliente tivesse inserido o cartão. Não há nenhuma etapa adicional para quem efetua o pagamento, basta ter um equipamento com esta tecnologia.

Apesar de segura, infelizmente sempre surgem fraudadores. Porém, não é possível invadir a sua maquininha ou os dados do cartão remotamente, o fraudador precisaria estar dentro da sua loja no ato do pagamento, reduzindo consideravelmente as chances deste tipo de golpe. Os titulares dos cartões também podem controlar restrições quanto ao seu cartão, como estabelecendo um limite diário, limite do próprio cartão e até mesmo desativando esta funcionalidade e exigindo que seja inserida uma senha. Além disso, a leitura por aproximação não capta o código de segurança do cartão, diminuindo os riscos de clonagem.

Por que o seu comércio precisa oferecer pagamentos por aproximação

Estabelecida no país há poucos anos, a tecnologia de pagamento contactless (sem contato, em inglês) foi adotada com muito mais abrangência desde 2020, com crescimento de 300%, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. O motivo? A pandemia de covid-19, que exigiu menos contato físico entre pessoas, objetos e superfícies. Desta forma, o cliente evita encostar na maquininha em muitos casos, diminuindo as chances de contaminação por microrganismos.

Por este motivo e pela praticidade do pagamento, muitos clientes optam por esta forma de pagamento, um movimento que acabou obrigando os comerciantes a se adaptarem. Outro momento em que o pagamento por aproximação é muito utilizado é no serviço de delivery de refeições, agilizando a troca para cliente e entregador e dando mais segurança.

Uma solução completa para pagamentos por aproximação é o Terminal de Vendas Smart POS GPOS700, que funciona com sistema operacional Android. Dentre os principais diferenciais desta tecnologia podemos destacar:

– Manta de acessibilidade inclusa no teclado do equipamento;

– Impressora com bobina de 40 mm;

– Possibilidade de geração de QR Code direto na tela;

– Pagamento por meio de aplicativo e aproximação.

A ATM Informática comercializa o GPOS700, além de oferecer outras soluções para o varejo. Clique aqui e conheça nossos produtos.   

Leia também: 6 Vantagens do autoatendimento para o seu negócio