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6 Vantagens do autoatendimento para o seu negócio

Quando se fala nas vantagens do autoatendimento para negócios, há diferentes modalidades de estabelecimentos que podem se beneficiar: supermercados, mercearias, conveniências, magazines de roupas, restaurantes, lanchonetes, padarias e confeitarias. E a boa notícia é que elas são observadas tanto pela empresa como pelo cliente.

A tecnologia permitiu mais autonomia das pessoas em diversos aspectos do dia a dia. No varejo isso não é diferente. Conforme os equipamentos se tornam mais seguros e precisos para escolher itens em uma compra e até mesmo para efetuar o checkout, os clientes acabam conhecendo diferentes produtos e contam com agilidade para efetuarem o pagamento.

Estas são apenas algumas das vantagens do autoatendimento no comércio. Confira a seguir de que outra maneira ele ajuda empresas a serem mais eficientes e a satisfazerem seus clientes:

1. Melhor aproveitamento da equipe

Em algumas modalidades de empreendimentos a mão de obra tende a pesar bastante nas despesas mensais. Contar com uma equipe competente e atenciosa é fundamental e é justamente nisso que o autoatendimento contribui: os profissionais podem se dedicar a melhorar a experiência do cliente, não precisando ocupar boa parte do seu tempo com trabalho operacional.

Um dos pontos mais sensíveis no setor gastronômico, por exemplo, é o atendimento. E nem sempre é culpa da equipe, que pode estar sobrecarregada com pedidos e isso reflete no atraso para fazer pedidos e finalizar a conta. Com opções de autoatendimento, como um cardápio em tablet, por exemplo, o cliente realiza os próprios pedidos, dando mais tempo para que garçons e atendentes desempenhem outras funções, como tirar dúvidas e levar os pedidos às mesas.

2. Diminuição de erros nos pedidos

O efeito “telefone sem fio” é o pesadelo de qualquer estabelecimento: quando o cliente pede determinado produto e recebe outro porque no meio do caminho houve falha na comunicação. Com o autoatendimento a tendência é que isso não ocorra ou aconteça com menos frequência, pois é reduzida a chance de falha humana.

E o problema nem está apenas no desgaste com o cliente, mas na perda que isso pode causar a um restaurante, por exemplo, já que pedidos errados não podem ser cobrados. Como no autoatendimento é o próprio cliente que escolhe, ele se torna responsável pelo próprio pedido e por todas as possíveis personalizações (ponto da carne, inclusão ou retirada de ingredientes, copo com ou sem gelo, para citar apenas algumas possibilidades).

3. Clientes tendem a consumir mais com autoatendimento

Sem a pressão de precisarem escolher logo uma refeição, os clientes tendem a explorar melhor o cardápio, conhecer novas possibilidades e se sentem mais à vontade para incluir itens extra, que terão valor adicional. Além disso, um cardápio digital permite que sejam incluídos mais itens e que sejam incluídas fotos mais atraentes dos pratos, despertando o interesse do cliente.

4. Melhor aproveitamento de espaço

Em lojas e principalmente em supermercados, os totens de autoatendimento ocupam muito menos espaço do que as gôndolas convencionais. Isso permite que os estabelecimentos explorem melhor as possibilidades do estabelecimento, utilizando displays mais atraentes para produtos e melhorando a experiência do cliente.

Sem a necessidade de espaço para uma pessoa e a esteira, estes totens costumam ocupar no máximo um metro quadrado. Ou seja, um metro quadrado para cortar custos e ainda abrir possibilidades para gerar mais receita. Isso sem contar no aspecto moderno que eles conferem ao ambiente.

5. Agilidade no atendimento e no pagamento

Tanto para fazer pedidos como para efetuar pagamentos, o autoatendimento elimina a necessidade de haver pelo menos uma pessoa disponível a cada cliente por vez. Com isso o cliente conta com mais agilidade em todas as etapas, o que irá gerar mais satisfação e permitirá maior rotatividade para o estabelecimento, atendendo mais consumidores em menos tempo.

Pode reparar, na maioria dos estabelecimentos a fila do autoatendimento é menor do que a do atendimento presencial: bancos, aeroportos, lojas e supermercados. Até mesmo para as pessoas que não têm tanta familiaridade com tecnologia, os sistemas costumam ser tão intuitivos que elas conseguem se virar sozinhas na maioria dos casos – de qualquer forma, sempre disponibilize profissionais treinados para auxiliá-las.

6. Melhora da relação de confiança com o cliente

Um dos motivos que atrasou um pouco a chegada e a aceitação desta modalidade de atendimento no Brasil é o receio de que algumas pessoas queiram tirar vantagem de um checkout sem a presença física de um atendente. Mas basta analisar como tornar esta etapa mais segura dentro das possibilidades do estabelecimento. Por exemplo, criar um espaço de quatro ou seis totens observado por segurança é uma prática adotada até em países considerados mais seguros.

Etiquetas que ativam sensores nas saídas também são uma forma de evitar furtos. Além disso, os próprios equipamentos possuem dispositivos de segurança para garantir que o cliente esteja pagando por todos os itens de sua compra, relacionando o peso dos produtos checados com o peso final da compra.

Seja pela economia de espaço ou operacional e para melhorar a experiência do cliente, o autoatendimento é uma tendência que veio para ficar. A ATM Informática trabalha com totens de autoatendimento para checkout que contam com tecnologia para tornar o processo de venda mais ágil e seguro. Clique aqui e conheça.

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