Quando falamos sobre a saúde das mulheres, logo nos vêm à cabeça doenças femininas como o câncer de mama, que acomete mais de 60 mil mulheres todos os anos no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A gravidade da doença e o alto número de incidência faz com que campanhas de conscientização e combate contra o câncer de mama, como o Outubro Rosa, sejam essenciais para mobilizar as mulheres a cuidarem-se.
O Outubro Rosa é um movimento relativamente recente, tendo ganhado destaque em 2008, mas que tem se fortalecido ano a ano, sendo adotado por diversas instituições de saúde, órgãos públicos e muitas empresas privadas. Isto porque, a saúde das mulheres impacta não apenas sua esfera pessoal, social e familiar, mas também seu desempenho no trabalho.
Continue lendo este artigo e saiba como as empresas podem se envolver verdadeiramente com suas colaboradoras, reforçando os cuidados com a saúde das mulheres o ano todo, indo além do Outubro Rosa.
O envolvimento das empresas nos cuidados com a saúde das mulheres
Cada vez mais, as empresas têm compreendido que para reter talentos e valorizar seus colaboradores é preciso ter um cuidado genuíno com seu bem-estar, não apenas através de benefícios, mas também de um ambiente de trabalho humano e empático.
Em outubro, diversos movimentos ligados ao Outubro Rosa costumam surgir para reforçar o inventivo ao cuidado da saúde feminina, informando sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos sobre o câncer de mama. Além do autocuidado das próprias colaboradoras, as campanhas podem se estender e ir além do âmbito laboral, atingindo também esposas, filhas, mães, amigas, entre outras mulheres.
Este olhar de atenção à saúde e qualidade de vida ajuda a gerar impactos positivos no clima organizacional, engajando a equipe e auxiliando, inclusive, em um menor índice de faltas e afastamentos por motivos de saúde.
Iniciativas para focar na saúde das mulheres dentro do ambiente de trabalho
Algumas das ações que podem ser implantadas para cuidar da saúde das mulheres o ano todo são:
1. Crie materiais impressos ou digitais que fortaleçam o discurso sobre a saúde feminina;
2. Convoque sua equipe para palestras sobre cuidados com a saúde das mulheres;
3. Agregue à campanha o relato de alguém que já tenha superado o câncer de mama;
4. Esteja atento à vida financeira das colaboradoras e facilite seu acesso à saúde, já que estes custos no Brasil são altos;
5. Incentive a realização dos exames periódicos;
6. Ofereça suporte psicológico ou psiquiátrico para que colaboradoras possam cuidar também da sua saúde mental;
7. Promova ações em parceria com ONGs ou instituições de combate ao câncer de mama;
8. Viabilize idas ao médico para exames e consultas.
Cuidar da saúde de suas colaboradoras é algo primordial e pode ser colocado em prática com ações muito mais simples do que se imagina. O futuro e o crescimento de todo negócio dependem da disposição e do envolvimento das pessoas em busca dos objetivos. Quando todas as mulheres se sentirem seguras e acolhidas, a empresa estará fazendo um bom trabalho!
Leia também: Qual será o futuro das lojas físicas?