Tecnologia no PDV: saiba por que essa combinação dá certo!

Diversas esferas da sociedade e do mercado em geral têm se beneficiado de recursos modernos que facilitam o dia a dia, como é o caso da adoção de tecnologia no PDV, como é apelidado o ponto de venda de estabelecimentos comerciais.

Seja na área de atendimento, de gestão de processos internos ou mesmo ao expor produtos, a tecnologia está presente para proporcionar uma experiência mais prática, autônoma e conveniente para clientes e colaboradores.

Continue lendo para saber mais sobre como a tecnologia no PDV é um investimento que faz todo sentido na hora de alcançar resultados consistentes e melhores!

Implantando tecnologia no PDV para agilizar processos internos

Uma das tarefas que requerem maior tempo e atenção da equipe em um comércio é o gerenciamento de produtos, ou seja, o recebimento, conferência, cadastramento e demais atividades ligadas a esse processo. Além de trabalhosa, esta etapa precisa de foco, pois é bastante suscetível a falhas humanas. Por isso, a tecnologia pode ajudar a garantir mais produtividade e rapidez, coletando dados de maneira descomplicada e integrada.

1. Coletores de dados

Um dos equipamentos mais úteis para a realização desta gestão são os coletores de dados, ferramentas portáteis, seguras e ágeis, que servem para capturar dados a respeito dos produtos, transferindo as informações contidas em código de barras diretamente para o sistema do estabelecimento. São verdadeiros computadores de bolso, auxiliando em atividades como: gestão de inventários, separação de pedidos e recebimento de produtos, por exemplo. É importante que os coletores de dados utilizados estejam ligados ao próprio sistema de gestão de varejo do negócio, alimentando o banco de dados e processando movimentações enquanto acontecem, facilitando o trabalho de operadores e gestores, além de aumentar a exatidão dos dados.

Mais tecnologia no PDV melhora o relacionamento com o cliente

Uma das atribuições mais importantes da tecnologia no PDV é descomplicar a jornada de compra do cliente, de maneira que possa fazer suas escolhas com cada vez mais autonomia e rapidez. Os consumidores demonstram o desejo de serem capazes de se autoatender, passar menos tempo em filas e ter facilidade e flexibilidade no pagamento.

2. Terminal de autoatendimento

Esta ferramenta, também conhecida como self-checkout, vem se tornando uma tendência nos mais modernos varejos, seja em supermercados ou lojas de vestuário, por exemplo. Sistemas inteligentes, intuitivos e automáticos permitem que o consumidor passe por todas as etapas de compra sem intermediários.

Isto não apenas garante uma experiência de compra muito melhor para o cliente, mas também economiza mão de obra para a empresa e possibilita atender mais pessoas ao mesmo tempo, uma vez que o espaço ocupado por uma máquina de autoatendimento é muito menor do que um caixa convencional.

Aderir à tecnologia no PDV destaca sua empresa perante a concorrência

A tecnologia no PDV não apenas aumenta a produtividade, economiza recursos e estreita o relacionamento com o cliente, mas também pode melhorar a imagem da marca perante o mercado e a sua concorrência. Investir em tecnologia demonstra todo o cuidado com o consumidor, oferece mais qualidade de vida a colaboradores, agregando valor perante o seu próprio segmento.

3. Etiquetas eletrônicas

Esta é uma modernidade que vem revolucionando estabelecimentos comerciais, pois traz modernidade ao visual do negócio, ao mesmo tempo que descomplica a rotina do colaborador, que tem mais tempo em mãos para focar em vendas, por exemplo.

A etiqueta eletrônica garante mais agilidade e clareza à sinalização de preços, já que, com uma simples programação, é possível alterar preços, dados e imagens dos produtos expostos, trazendo muito mais versatilidade ao PDV e flexibilidade na promoção dos itens.

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