As vendas são essenciais à sustentação de qualquer negócio e saber gerir esta área com eficiência é um dos seus maiores desafios. A gestão de vendas abrange todas as atividades relacionadas à comercialização de mercadorias, geralmente incluindo a precificação, a escolha dos melhores meios de distribuição, a divulgação do produto e da marca, o controle de estoque, a gestão da equipe comercial e sua devida motivação, além do monitoramento do fluxo de vendas, entre outros processos.
Gerenciar e coordenar toda essa cadeia de operações é a responsabilidade básica de quem trabalha com gestão de vendas, por isso, todo o procedimento deve ser bem estabelecido, renovando estratégias de tempos em tempos, buscando sempre o maior impulsionamento possível do faturamento do negócio.
Estratégias de gestão de vendas
Alguns planejamentos de gestão de vendas devem ser revistos com certa periodicidade, independentemente se os resultados são positivos ou estejam em queda. Não se acomodar com aquilo que já foi feito e que trouxe um retorno limitado é essencial para criar novas formas de potencializar seu faturamento.
Veja abaixo algumas dicas de como elaborar ou adaptar suas estratégias comerciais para chegar mais longe:
1 – Intensifique sua presença on-line
Seja no Google, site ou redes sociais, quando o cliente quiser buscá-lo é fundamental certificar-se de que ele irá encontrá-lo on-line. Uma das estratégias fundamentais para a boa gestão de vendas é apostar na diversidade de canais, na clareza e riqueza de detalhes quanto às informações e imagens de seus produtos, manter atualizados os horários e a localização, e mostrar-se disponível e aberto a interações.
2 – Crie oportunidades
Não espere datas comemorativas para otimizar os lucros do seu negócio. Tenha a iniciativa de criar eventos ou períodos próprios de ofertas da sua marca em tempos de baixa nas vendas. Além de ajudar no aumento dos resultados financeiros, é possível conseguir um maior reconhecimento de marca ao oferecer não somente bons preços e condições de pagamento, mas também atendimento e divulgação em diferentes canais.
3 – Processo de compra fácil e prático
Atualmente, torna-se primordial oferecer conveniência, agilidade e autonomia ao consumidor, eliminando qualquer dificuldade que ele encontre pelo caminho ao adquirir o produto. Investir em ferramentas tecnológicas, como self-checkout, pagamento móvel e terminais de consulta de preço, além de treinamento de pessoal, elimina filas e facilita a escolha de compra do cliente. Outro aspecto que pode ser determinante na tomada de decisão é oferecer um serviço de entrega em domicílio ou retirada na loja prático e eficiente.
4 – Treine seus funcionários
Não basta contratar pessoas competentes, é preciso treiná-las para que conduzam os clientes em boas experiências, identificando as necessidades de cada um e oferecendo opções que sejam coerentes com aquilo que esperam. Como parte de uma boa gestão de vendas, a capacitação dos funcionários proporciona mais segurança e confiança aos compradores, que passam a enxergar as indicações dos vendedores como verdadeiros conselhos.
5 – Controle seu estoque
Nenhum comerciante deseja perder clientes, especialmente por não ter o produto que buscam em estoque. Por isso, um bom controle de estoque pode ser essencial para impulsionar as vendas e isso é possível através de um sistema que atualize entradas e saídas das mercadorias e que gere relatórios capazes de fornecer dados confiáveis sobre produtos, perfil de cliente, datas de maior ou menor saída, entre outras possibilidades.
6 – Reforce a sinalização do produto
Quando utilizados da maneira certa, os sinais indicativos do produto na loja fazem toda a diferença como estratégia de gestão de vendas, pois atraem e ajudam a conquistar o cliente. Além da clareza nas informações básicas, aposte também na objetividade de dados secundários.
Dependendo do produto, é possível adicionar um QR code que indique mais sobre o histórico, procedência e curiosidades, permitindo que o cliente continue explorando e conhecendo melhor a mercadoria.
É evidente que aplicar todas estas estratégias de gestão de vendas imediatamente talvez não seja viável para o seu negócio, porém, é importante ter essas dicas em mente para assegurar novos esforços quando o planejamento antigo não demonstrar mais resultados tão expressivos. Reveja seus procedimentos aos poucos, permitindo testar algumas táticas e acompanhando seu desempenho.
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