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5 Técnicas de vendas no varejo para você turbinar seu comércio

Algumas técnicas de vendas no varejo podem ajudar muito na hora de abordar um consumidor. Se você tem ou gerencia um estabelecimento comercial, precisa entender que conhecer e saber aplicar estas técnicas pode ser um grande diferencial na hora de persuadir o cliente a comprar e até mesmo fidelizá-lo.

Um vendedor que conheça algumas técnicas de vendas estratégicas conseguirá manter uma comunicação mais fluida e envolvente com os clientes, já que ele possui uma maior percepção dos problemas enfrentados por eles e das expectativas existentes com a compra do produto. Listamos cinco técnicas de vendas no varejo que podem fazer a diferença para você turbinar o seu comércio, confira:

1. Saiba ouvir o cliente

Quando não escutamos ou não damos atenção suficiente ao que o cliente está falando, a fim de procurar soluções práticas e superficiais ao que ele necessita, a comunicação fica mais difícil e a possibilidade de perder uma venda é grande. Portanto, um bom vendedor precisa saber escutar o cliente da forma correta, entendendo qual é o problema que ele procura resolver.

Tenha em mente que o cliente não está procurando um produto, e sim uma solução para o seu problema. A partir do momento em que se entende a sua necessidade, fica mais fácil indicar o produto que ele necessita de verdade e concretizar a venda.

Por isso, é importante entender os diferenciais de cada produto que você vende e apresentar ao cliente todas as características que fazem sentido para solucionar o seu problema e, desse modo, fechar a venda. Assim, o cliente consegue perceber que só tem a ganhar com essa compra.

2. Crie uma conexão com o cliente

Esta é uma das técnicas de vendas no varejo mais importantes a ser dominada. Você pode criar uma conexão com o cliente prestando atenção em sua linguagem corporal e adequando o seu atendimento ao perfil dele. Por exemplo, se o seu consumidor está sendo objetivo, ofereça um atendimento objetivo. Porém, se ele está sendo mais sociável e procurando mais itens do que ele realmente veio atrás, copie seu comportamento e ofereça mais produtos, explicando seus benefícios e dando a atenção necessária.

Ao ser empático e criando um vínculo verdadeiro com o cliente, o vendedor passa a conquistar mais segurança no processo de vendas e o consumidor passa a confiar mais no que o vendedor fala. Sendo assim, a satisfação de todas as partes aumenta.

3. Esteja preparado e conheça seus produtos

Conhecer os produtos vendidos parece ser algo simples, mas é comum encontrar lojas em que os vendedores não conhecem bem todos os itens. Isso pode fazer com que o vendedor fique inseguro na hora da venda e que o consumidor não tenha todas as suas dúvidas sanadas ou que desconfie do que está sendo ofertado a ele.

Para solucionar esse tipo de problema, é importante que os vendedores estejam familiarizados com detalhes técnicos, informações sobre a que o produto se destina ou a experiência de consumo dos usuários. Além disso, conhecer o produto faz com que o vendedor esteja preparado para argumentar com o cliente, tirando todas as suas dúvidas e, por fim, concretizando a venda.

4. Saiba ter um fechamento eficaz

É comum que o comércio varejista tenha vendas mais rápidas, por este motivo, uma das principais técnicas de vendas no varejo aparece na hora de fechar a venda. E isso pode ser uma grande dificuldade para o vendedor, uma vez que saber a hora de levar o consumidor para o caixa pode ser algo complicado, mesmo que a conversa entre vendedor e cliente tenha sido ótima.

Sentir-se seguro em todos os processos e ter todas as informações essenciais sobre os produtos, além de saber contornar as objeções e propor o fechamento como a melhor alternativa são requisitos essenciais para este momento. Outra dica é fazer perguntas como “tem mais alguma dúvida?” ou “podemos ir ao caixa?”, pois isso pode fazer com que o processo se torne mais natural, sem parecer que o vendedor está pressionando o cliente.

5. Aposte na abordagem “agora ou nunca”

Os clientes estão sempre em busca de grandes oportunidades de negócios, ou seja, querem conseguir comprar um produto de qualidade por um bom preço. Por isso, aproveite o pedido de desconto do cliente para fechar uma venda. Assim, quando o cliente pede o desconto, você até pode dar o que ele pedir (se a política da empresa permitir), mas deixe claro que essa condição é para fechar a compra naquele momento.  

Desta forma você evita o famoso “vou pensar e depois eu volto”, garante a venda e ainda dá o desconto que o cliente tanto queria. Vale a pena lembrar que essa técnica não precisa necessariamente envolver desconto, mas qualquer tipo de vantagem, como frete gratuito, entrega rápida, brinde, entre outras.

Conhecer técnicas de vendas no varejo é essencial para qualquer comércio. Mas lembre-se de sempre realizar treinamentos constantes para seus vendedores. Ao se atualizar, estudar novas metodologias de venda e aprender mais sobre o mercado, é possível atender melhor cada cliente e, assim, aumentar o rendimento do comércio.

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