Fidelizar clientes no varejo deve ser um pensamento constante de todo empreendedor. Isso porque sabemos que manter um cliente custa menos do que conquistar um novo. O mercado vem se adaptando rapidamente, e investir em estratégias que buscam fidelizar clientes é assegurar uma boa imagem comercial e ainda contribuir para uma melhoria na margem de lucro.
Os clientes regulares fazem com que o fluxo de caixa seja contínuo na empresa, facilitando a manutenção de sua operação e reduzindo a dependência pelos compradores ocasionais. Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil fazer estratégias para a fidelização dos clientes. E é por este motivo que trouxemos cinco dicas que irão te ajudar a fidelizar clientes no varejo. Confira:
1. Invista no atendimento
Um bom atendimento é a chave para fidelizar clientes no varejo, pois as pessoas tendem a voltar nos lugares em que se sentiram bem recebidas. Portanto, treinar os funcionários para oferecer um atendimento de qualidade e deixá-los preparados para lidar com situações adversas que podem vir a acontecer no comércio é um investimento que trará inúmeros benefícios no futuro. Incluindo a fidelização dos clientes.
Mas lembre-se que a satisfação de um cliente não está somente ligada ao atendimento, mas sim a um conjunto de fatores, tais como a variedade de produtos que ele encontra em sua loja, a agilidade em que consegue efetuar uma compra e um serviço de pós-venda eficiente, caso ele precise.
2. Tenha uma logística funcionando
Os vendedores deram um show de atendimento e fecharam aquela compra grande? Ótimo! Agora é hora de você garantir que este cliente receba o produto. Garantir a entrega e os serviços que você vendeu com agilidade e dentro do prazo prometido é uma das mais importantes estratégias para fidelizar clientes no varejo.
Para isso, é fundamental que você tenha seus processos devidamente mapeados, automatizados, bem gerenciados e funcionando. Aqui na ATM Informática você encontra softwares de gestão programados e pensados especialmente para as necessidades do seu negócio, facilitando a rotina de seus funcionários e garantindo a satisfação do cliente.
3. Garanta uma boa comunicação
Garantir uma boa comunicação com a sua empresa por meio de telefone, e-mail, redes sociais, sites etc. é uma forma de certificar que o seu cliente tenha como entrar em contato. Este é um meio importante para qualquer negócio, pois a comunicação é um elemento estratégico que ajuda a reunir informações e auxilia a estabelecer políticas de atuação e relacionamento com o público.
Crie um sistema de pós-venda para saber o grau de satisfação de seu cliente após uma compra e faça o registro de reclamações, elogios e sugestões. Use essas informações ao seu favor para melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores no seu estabelecimento.
4. Mapeie a jornada de compra
É importante que o seu vendedor esteja atento a tudo o que remeta aos clientes, inclusive sua jornada de compra dentro do estabelecimento. Muitas vezes, clientes novos, ou até mesmo os já fidelizados, chegam com dúvidas sobre produtos e serviços, necessidade de conhecer melhor a diferença entre as opções disponíveis, fazer o teste antes da compra, entre outras situações.
A jornada de compra é dividida em duas fases, sendo que a primeira é dividida em quatro etapas. São elas: aprendizado e descoberta, reconhecimento da necessidade, consideração da solução e decisão. Já a segunda parte da jornada de compra, que acontece após a decisão e envolve o momento da aquisição e o pós-vendas. Essas fases são essenciais para fidelizar clientes no varejo.
5. Tenha um diferencial
Encontrar no mercado pessoas que ofereçam produtos e serviços semelhantes é bem comum. Entretanto, uma empresa que investe em diferenciais nos produtos e serviços, além de agregar valor às suas mercadorias e fortalecer a marca perante a concorrência, tem mais facilidade em fidelizar clientes no varejo. Use a criatividade e desenvolva diferenciais para se sobressair no mercado.
Nem tudo é feito em um passe de mágica e nem sempre o processo é fácil. Entretanto, investir e se dedicar a uma estratégia para fidelizar clientes no varejo pode fazer com que a sua marca tenha mais reconhecimento no mercado, sem contar que os processos gerenciais e financeiros ficarão melhores e você verá o seu empreendimento crescer e prosperar.
Aqui na ATM Informática, além de você encontrar sistemas perfeitos para o seu comércio, também pode contar com suporte técnico via telefone ou remotamente, ou ainda atendimento presencial em seu estabelecimento, caso assim preferir. Faça sua cotação pelo WhatsApp e solicite sua demonstração!
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