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5 Dicas para fidelizar clientes no varejo

Fidelizar clientes no varejo deve ser um pensamento constante de todo empreendedor. Isso porque sabemos que manter um cliente custa menos do que conquistar um novo. O mercado vem se adaptando rapidamente, e investir em estratégias que buscam fidelizar clientes é assegurar uma boa imagem comercial e ainda contribuir para uma melhoria na margem de lucro. 

Os clientes regulares fazem com que o fluxo de caixa seja contínuo na empresa, facilitando a manutenção de sua operação e reduzindo a dependência pelos compradores ocasionais. Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil fazer estratégias para a fidelização dos clientes. E é por este motivo que trouxemos cinco dicas que irão te ajudar a fidelizar clientes no varejo. Confira:

1. Invista no atendimento

Um bom atendimento é a chave para fidelizar clientes no varejo, pois as pessoas tendem a voltar nos lugares em que se sentiram bem recebidas. Portanto, treinar os funcionários para oferecer um atendimento de qualidade e deixá-los preparados para lidar com situações adversas que podem vir a acontecer no comércio é um investimento que trará inúmeros benefícios no futuro. Incluindo a fidelização dos clientes.

Mas lembre-se que a satisfação de um cliente não está somente ligada ao atendimento, mas sim a um conjunto de fatores, tais como a variedade de produtos que ele encontra em sua loja, a agilidade em que consegue efetuar uma compra e um serviço de pós-venda eficiente, caso ele precise.

2. Tenha uma logística funcionando

Os vendedores deram um show de atendimento e fecharam aquela compra grande? Ótimo! Agora é hora de você garantir que este cliente receba o produto. Garantir a entrega e os serviços que você vendeu com agilidade e dentro do prazo prometido é uma das mais importantes estratégias para fidelizar clientes no varejo.

Para isso, é fundamental que você tenha seus processos devidamente mapeados, automatizados, bem gerenciados e funcionando. Aqui na ATM Informática você encontra softwares de gestão programados e pensados especialmente para as necessidades do seu negócio, facilitando a rotina de seus funcionários e garantindo a satisfação do cliente.

3. Garanta uma boa comunicação

Garantir uma boa comunicação com a sua empresa por meio de telefone, e-mail, redes sociais, sites etc. é uma forma de certificar que o seu cliente tenha como entrar em contato. Este é um meio importante para qualquer negócio, pois a comunicação é um elemento estratégico que ajuda a reunir informações e auxilia a estabelecer políticas de atuação e relacionamento com o público.

Crie um sistema de pós-venda para saber o grau de satisfação de seu cliente após uma compra e faça o registro de reclamações, elogios e sugestões. Use essas informações ao seu favor para melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores no seu estabelecimento.

4. Mapeie a jornada de compra

É importante que o seu vendedor esteja atento a tudo o que remeta aos clientes, inclusive sua jornada de compra dentro do estabelecimento. Muitas vezes, clientes novos, ou até mesmo os já fidelizados, chegam com dúvidas sobre produtos e serviços, necessidade de conhecer melhor a diferença entre as opções disponíveis, fazer o teste antes da compra, entre outras situações.

A jornada de compra é dividida em duas fases, sendo que a primeira é dividida em quatro etapas. São elas: aprendizado e descoberta, reconhecimento da necessidade, consideração da solução e decisão. Já a segunda parte da jornada de compra, que acontece após a decisão e envolve o momento da aquisição e o pós-vendas. Essas fases são essenciais para fidelizar clientes no varejo.

5. Tenha um diferencial

Encontrar no mercado pessoas que ofereçam produtos e serviços semelhantes é bem comum. Entretanto, uma empresa que investe em diferenciais nos produtos e serviços, além de agregar valor às suas mercadorias e fortalecer a marca perante a concorrência, tem mais facilidade em fidelizar clientes no varejo. Use a criatividade e desenvolva diferenciais para se sobressair no mercado.

Nem tudo é feito em um passe de mágica e nem sempre o processo é fácil. Entretanto, investir e se dedicar a uma estratégia para fidelizar clientes no varejo pode fazer com que a sua marca tenha mais reconhecimento no mercado, sem contar que os processos gerenciais e financeiros ficarão melhores e você verá o seu empreendimento crescer e prosperar.

Aqui na ATM Informática, além de você encontrar sistemas perfeitos para o seu comércio, também pode contar com suporte técnico via telefone ou remotamente, ou ainda atendimento presencial em seu estabelecimento, caso assim preferir. Faça sua cotação pelo WhatsApp e solicite sua demonstração!

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