6 Tendências do varejo em 2022

O mercado está em constante evolução e mudança. Principalmente nos últimos dois anos, as mudanças no comportamento dos consumidores foram inevitáveis, causando uma acentuada transformação nos hábitos de consumo e com isso, mudando as tendências do varejo ao longo do tempo.

Além disso, existe a acirrada competição no varejo brasileiro, fazendo com que marcas e franquias que entendem os novos rumos do mercado saiam na frente na disputa pelos consumidores. Trouxemos seis tendências do varejo em 2022 para você ficar atento e criar estratégias de vendas para destacar cada vez mais a sua marca no mercado.

1. Sustentabilidade

Uma grande tendência para o varejo é o aumento do consumo de produtos sustentáveis, ou seja, aqueles que já foram usados ou reciclados. Além de ser mais favorável para o bolso brasileiro, marcas que se posicionam publicamente a favor da preservação ambiental utilizam embalagens sustentáveis, economizam recursos naturais como água e energia elétrica, tendem a ter maior visibilidade e simpatia dos consumidores.

2. Sistema de gestão comercial

Outra grande tendência do varejo para 2022 é a integração de um sistema de gestão comercial dentro dos comércios. Organização e planejamento são fundamentais para mostrar ao seu cliente que a sua marca tem uma boa estrutura, além de passar confiança e agregar ao seu financeiro.

Implantar um bom sistema de gestão no seu comércio é uma atitude empreendedora que traz mais automação e segurança. Com um sistema, você conseguirá ter relatórios com números precisos, saber quais produtos tiveram maior e menor saída, qual vendedor teve melhor desempenho entre muito mais.

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3. Venda física e e-commerce

Devido à pandemia, a compra on-line por meio de e-commerce vem dominando o mercado. Entretanto, a tendência do varejo dentro dos próximos meses é que vendas em pontos físicos voltem a ser a escolha do consumidor, o que torna possível uma mudança das pessoas em relação à pesquisa e à compra dos produtos.

Como estamos na era da comodidade, na qual os consumidores querem agilidade e praticidade, é importante que os comércios unam o on-line com o off-line e ofereçam serviços convenientes ao cliente. Entregas diferenciadas e ágeis, rastreio em tempo real dos pedidos, opções de pagamentos variadas e retirada em loja física são alguns exemplos que podem atrair o consumidor.

4. Atenção aos produtos infantis

Além dos idosos, o público infantil também é uma grande tendência no varejo para 2022. Isso porque, com a tecnologia a fácil acesso, as crianças estão bem-informadas sobre o universo do consumo, interferindo não apenas na escolha de produtos infantis, mas também nas compras dos adultos.

5. Atendimento

Seja na loja física ou no e-commerce, contar com um bom atendimento é fundamental para o sucesso de sua marca. Nos dias de hoje, os consumidores prezam por um atendimento atencioso, ágil e informativo.

O avanço da tecnologia e aplicativos de comunicação permitiu com que os vendedores possam conversar, vender e tirar as dúvidas dos clientes de maneira digital, dando mais autonomia e empoderamento aos vendedores.

6. Terceira idade cada vez mais participativa no mercado

Representando cerca de 20% do mercado consumidor, o comportamento de consumo da nova geração de idosos está se transformando diariamente, tornando-se uma tendência no varejo que merece a atenção dos comerciantes.

A terceira idade está crescendo e passando a ser uma maioria de forte influência, formando uma nova geração de pessoas com poder de decisão de compra, tempo disponível, interesse em novos produtos e serviços, além da vontade de viver e experimentar novas emoções.

Essas tendências do varejo, entre outros movimentos do mercado, servem para que você veja quais mudanças afetam diretamente o seu negócio e lhe ajudam a planejar melhor quais serão as estratégias trabalhadas para atingir o seu cliente e fidelizá-lo em sua loja. Tenha em mente que as tendências do varejo mudam constantemente, por isso, estar preparado e atualizado para elas pode garantir que a sua marca se mantenha competitiva, sólida e em evidência perante os consumidores.

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