Os clientes estão a cada dia mais exigentes com o que adquirem, tanto no sentido de qualidade como também no atendimento que recebem. Por esta razão, ser um bom vendedor vai muito além de bater metas no final do mês.
Mais do que apenas vender, o profissional desta área também precisa servir como consultor de cada cliente, conhecer o produto que vende, reconhecer os diferenciais da marca, conhecer o mercado, e, principalmente, vestir a camisa da empresa.
Um bom vendedor precisa amar sua profissão a fim de ser bem-sucedido em sua carreira. Ter habilidades de comunicação, paciência e persuasão também são características de um profissional bem capacitado.
Veja a seguir algumas qualidades essenciais para um bom vendedor:
1. Conhecimento técnico
O profissional precisa ter conhecimento sobre o que está vendendo. Nenhuma venda é igual, às vezes somente a persuasão não é o suficiente para fazer com que o cliente compre o que está sendo ofertado. Por este motivo, tirar um tempo para ler sobre o produto e conhecê-lo da melhor maneira possível, mostrar suas qualidades e sanar as dúvidas dos clientes com propriedade, pode ajudar a convencê-lo a realizar a compra. Além disso, o conhecimento sobre o produto auxilia na qualidade do atendimento, tornando a experiência marcante e tendo grandes chances de fidelizar o consumidor.
2. Proatividade
Um bom vendedor desempenha uma atitude proativa e determina objetivos desafiadores para si mesmo. Certifique-se de que estes objetivos sejam realistas e próximos de ser alcançados, e faça um plano para determinar o que deve ser feito para atingir a meta com sucesso.
3. Atendimento e interação com o consumidor
Muitas vezes o consumidor é fidelizado pelo atendimento do profissional. Um bom vendedor tem a capacidade de elaborar perguntas que ajudem a identificar as necessidades do consumidor, entendendo também suas preocupações e hesitações, a fim de apresentar as melhores soluções para que o cliente considere o produto que está sendo ofertado. Manter um contato de pós-venda também é uma boa estratégia para garantir a fidelização do consumidor e a recompra. Mensagens de agradecimento pela compra, felicitações de aniversário e solicitações de feedback sobre o produto são algumas formas de manter a comunicação regular com o comprador, além de fazer com que você e a sua marca sejam sempre lembradas por ele.
4. Capacidade de ouvir
A principal característica de um bom vendedor, ao contrário do que muitos acreditam, não é ser um bom orador, mas sim, um bom ouvinte. Um profissional bem-sucedido é aquele que sabe ouvir o seu cliente, valorizando o silêncio e compreendendo o que o consumidor está falando ao invés de sobrecarregá-lo com inúmeras informações que, muitas das vezes, não têm nada a ver com o que o cliente quer saber.
5. Saber usar a tecnologia a seu favor
Com a modernização das tecnologias, uso de aplicativos, softwares, CRMs e afins, um vendedor bem-sucedido deve aprender a usar estas plataformas e outras ferramentas adotadas pela empresa em que trabalha para executar operações e envolver os clientes, tornando as vendas mais fáceis e lucrativas. Nos dias de hoje, muitas pessoas fazem compras de forma on-line, portanto é importante que você saiba deixar sua presença digital, destacando-se, inclusive, para as vendas físicas.
Um bom vendedor é aquele que conhece bem o seu produto, mas acima de tudo sabe encantar, persuadir e solucionar os problemas do cliente. A evolução, a busca por aprendizagem de novas técnicas e abordagens, e o desenvolvimento de novas habilidades são essenciais para o sucesso nessa área. Avalie o seu próprio desempenho constantemente e seja um vendedor melhor a cada dia.
Leia também: 6 Vantagens de ter um software de gestão no comércio