Pesquisar
Close this search box.

O que é cupom fiscal eletrônico e quem pode fazer sua a emissão

O cupom fiscal eletrônico, ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), é um dos últimos documentos digitais criados no ambiente empresarial. Ele tem o objetivo de substituir os cupons fiscais emitidos pelas Impressoras Fiscais (ECF) e é equivalente a uma nota fiscal, ou seja, tem como finalidade comprovar a realização de uma venda.

Como é um cupom eletrônico, a venda passa pelo processo on-line de validação e certificação junto ao Fisco, disponibilizando uma chave de acesso e um QR Code para consulta via leitura no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Os dois códigos são impressos num cupom que agora recebe o nome de Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Confira abaixo o modelo de Cupom Fiscal, Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor e de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica:

Cupom Fiscal, atualmente deixando de estar em uso.
Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, documento utilizado na substituição do cupom fiscal.
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Quem pode emitir o cupom fiscal eletrônico?

Todas as empresas que atuam com a comercialização de produtos têm a obrigação de emitir o cupom fiscal eletrônico toda vez que ocorrer uma venda ao consumidor final. É importante ficar atento ao piso de faturamento anual da empresa para o qual passa a ser exigida sua emissão, que pode variar de acordo com o estado. Além disso, deixar de emitir um cupom fiscal eletrônico pode ser qualificado como uma omissão de receitas, gerando o risco de autuação pelos órgãos de fiscalização na empresa.

A emissão de cupom fiscal eletrônico é uma prática segura e prática quando são utilizados sistemas de gestão. Na ATM Informática, você encontra sistemas programados e pensados para todo tipo de segmento comercial, que facilitam a rotina do comércio. Além disso, o sistema de gestão possui validação pelos órgãos competentes, garantindo que a emissão do cupom fiscal eletrônico tenha o certificado nacional e eliminando a existência de fraudes ou tentativas de desvios de dados.

Se você ainda não possui um sistema de gestão no seu comércio, solicite uma demonstração clicando aqui.

Leia também: 6 Motivos para você investir em um sistema de gestão comercial em 2022