O giro de estoque é um tipo de análise que permite a empresa a acompanhar de maneira mais sistemática o ritmo dos inventários, o tempo de permanência do produto na loja e até mesmo avarias.
Muitos gestores erram ao não observar atentamente o giro de estoque. Através dele é possível obter um controle preciso sobre os produtos da empresa, entender e analisar melhor as demandas de cada item, podendo dessa forma garantir uma excelente maximização de oportunidades de vendas.
Como fazer o cálculo do giro de estoque?
Uma das maneiras de analisar este fluxo é através de cálculos com base nas informações de estoque da empresa. Ter um controle financeiro e de compra e venda bem alinhados é fundamental nessa etapa.
O cálculo do giro de estoque consiste na divisão do total de vendas pelo volume de produtos armazenados no período de escolha. Veja o exemplo:
Uma papelaria possui em seu estoque 500 unidades de cadernos, e no período de um ano são vendidas cerca de 12 mil unidades deste produto. Dessa forma, iremos dividir as 12 mil unidades vendidas pelas 500 unidades em estoque (12.000 ÷ 500 = 24), ou seja, 24 vezes ao ano.
Além do melhor controle do estoque, o gestor consegue visualizar uma projeção de quanto deve comprar e lucrar com o produto neste período.
Quanto maior o tempo de implantação dessa técnica, melhores serão os detalhes obtidos quanto a informações e estratégias de comportamento de consumo de seus clientes, tornando o processo ainda mais simples e efetivo.
Existe periodicidade para calcular o giro?
Essa é uma pergunta com diversas respostas. O segmento do cliente e a data do ano são influenciadores diretos na periodicidade desse cálculo. Empresas do ramo alimentício, por exemplo, devem realizar o cálculo do giro com muito mais frequência, visto que trabalham com alimentos perecíveis.
Além disso, em determinadas épocas do ano alguns itens vendem mais do que outros, por isso devem ser analisados individualmente. Por exemplo: na Páscoa, o número de giros em relação ao chocolate será muito maior, mas o arroz pode permanecer igual aos meses anteriores.
Uma boa forma de começar é analisando a concorrência, observando os padrões do mercado em diferentes períodos. Dessa forma ficará mais fácil avaliar como será feito o cálculo em sua empresa.
Mas afinal, como aumentar o giro de estoque?
Ter um giro alto de estoque significa que o negócio está saudável e que os itens que estão sendo comprados não estão parados na prateleira. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a aumentar esse giro em sua empresa:
1. Tenha uma boa análise de dados e comunicação
Um bom levantamento de informações contribui para previsões mais assertivas. Os dados coletados durante as análises realizadas pela gestão irão contribuir diretamente para afunilar as estratégias do cálculo de giro. Além disso, manter uma equipe organizada e que se comunica de forma eficaz contribui para que todos entendam melhor as demandas e necessidades do consumidor. Com esse resultado, o setor de compras fará pedidos com mais precisão, evitando avarias e aumentando as vendas, principalmente nos períodos sazonais.
2. Focar nas vendas e motivar a equipe
O principal objetivo de todo negócio é vender, e não devemos desviar desse caminho. Sempre que falamos em aumentar as vendas precisamos pensar em um estoque que também viva essa realidade. Toda ação promocional deve estar ligada ao estoque, principalmente nas datas comemorativas, como vimos anteriormente.
Ao se falar em foco de vendas é necessário ter atenção especial aos colaboradores. Uma equipe motivada irá se comprometer e engajar com muito mais entusiasmo nas ações de sua empresa, e isso resultará automaticamente em mais vendas, além é claro, da equipe se sentir valorizada.
3. Invista em um sistema ERP
O sistema de gestão é um grande amigo para atender as demandas e entregar dados organizados. O ERP minimiza os erros e otimiza o setor operacional. Com ele é possível monitorar o controle de estoque e gerenciar seu giro com mais rapidez e praticidade.
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