Como escolher etiquetas e ribbons para o seu negócio?

Etiquetas e ribbons são suprimentos fundamentais para muitos comércios e indústrias, pois são utilizadas em processos de impressão e identificação dos mais diversos itens. Continue lendo, pois neste post explicaremos quais são os principais tipos de etiquetas e ribbons e como escolher o mais adequado para as suas necessidades!

Principais tipos de etiquetas e ribbons no mercado

Para poder definir qual dos suprimentos disponíveis no mercado é o ideal para seus equipamentos e finalidades, é preciso saber diferenciar cada um deles, sabendo sobre seus usos e benefícios.

Quando falamos sobre etiquetas, é preciso saber para que, especificamente, elas serão utilizadas. Abaixo trazemos algumas das etiquetas mais comuns para usos comerciais e industriais, confira!

1. Etiquetas de Papel Couché

Muito comuns em embalagens de transporte, caixas de produtos e em itens de vestuário. Este modelo de etiqueta é um dos mais econômicos e comuns de serem encontrados. Apesar de terem pouca resistência a atritos, são versáteis para aplicação em diversas embalagens.

2. Etiquetas Térmicas

Este modelo é frequentemente visto no varejo. Por serem sensíveis ao calor, podem escurecer com o tempo e a temperatura de exposição, apresentando menor durabilidade. Geralmente são aplicadas rapidamente, conforme demanda.

3. Etiquetas Plásticas Bopp

Estas etiquetas são bastante resistentes, ideais para estabelecimentos que precisem de uso em ambientes refrigerados, por exemplo, mantendo a exibição das informações mesmo com umidade.

4. Etiquetas Removíveis

Comumente vistas em indústrias, vidraçarias e em setores logísticos, essa etiqueta pode ser reaproveitada, diminuindo custos e garantindo disponibilidade de dados.

5. Etiquetas RFID

É a etiqueta indicada para processos de rastreabilidade de produtos, como em ambientes logísticos, varejo, entre outros. São duráveis e servem para enviar e receber informação.

Por sua vez, o ribbon, também conhecido como fita de transferência térmica (FTT ou TTR), é um suprimento essencial para impressoras térmicas, pois, quando a película plástica que o reveste é aquecida, as informações são transferidas para variados tipos de papéis e outros materiais. Muitos profissionais comparam os ribbons ao toner das impressoras convencionais, ou seja, sendo muito usado na impressão de códigos de barras 1D ou QR codes, logotipos e gráficos.

Esta tecnologia é segura e de baixa manutenção, podendo ser usados em vários tipos de impressoras e diferentes aplicações. Outra vantagem dos ribbons é que acabam protegendo a cabeça de impressão das impressoras, pois evita o contato direto com o papel ou com o filme.

Confira os principais tipos de ribbons e seus usos:

6. Ribbon de Cera

Como o nome já diz, feito de cera, este ribbon é um dos materiais com a melhor condição de derretimento, pois precisa de temperaturas mais baixas para imprimir. Além disso, também apresenta um menor custo de manutenção e exige menos da cabeça de impressão, o que garante mais durabilidade para o equipamento. Mas quando falamos da durabilidade da exibição de informações, este tipo de ribbon possui baixa aderência quando comparados aos demais. É recomendado para impressões de tags de gôndolas de supermercados, códigos de barras e produtos que não tenham contato com químicos ou umidade.

7. Ribbon de Resina

Este suprimento oferece ótima qualidade, pois tem alta aderência em materiais como filmes. Também costuma proporcionar durabilidade das impressões, sendo resistente até mesmo a produtos químicos, água, calor e luz. Ao contrário do ribbon de cera, sua manutenção e seu valor são mais elevados do que os outros, sendo indicados para etiquetas que precisam durar mais, como itens de patrimônio, rótulos de produtos etc.

8. Ribbon Misto

O Ribbon Misto é uma mistura entre a qualidade da resina e a funcionalidade da cera. É produzido com 50% de resina e 50% de cera, portanto, necessita de mais calor do que o ribbon de cera, porém menos do que o de resina. As impressões apresentam mais qualidade do que as feitas com ribbon de cera, mas são piores do que as de resina. Como pode perceber, estes ribbons são intermediários, ideais para impressões de resistência média, como papéis, rótulos e etiquetas que precisam resistir a água, mas não a químicos, por exemplo.

Escolha etiquetas e ribbons apropriados para a sua finalidade

Quando a escolha de etiquetas e ribbons é feita corretamente, a impressão é muito mais duradoura e com maior qualidade.

Agora que você já sabe para o que serve cada tipo de etiquetas e ribbons, fica mais fácil decidir por uma das opções no mercado. Aqui na ATM, além de equipamentos e de software para gestão de varejo, também dispomos de suprimentos para manter seu negócio funcionando plenamente.  

Fale com os nossos especialistas e peça um orçamento!

Leia também: Saiba qual é a importância da manutenção dos equipamentos no comércio.