O segundo domingo de agosto é um dia dedicado aos pais e uma oportunidade incrível para movimentar o comércio. Para aumentar as vendas no Dia dos Pais, é indispensável que haja planejamento e estratégia.
Além disso, é necessário saber como se posicionar em meio aos concorrentes e ficar atento a todos os detalhes, desde a promoção de ofertas até a qualidade do atendimento. Separamos cinco dicas para você aumentar as vendas no Dia dos Pais, confira:
1. Seja criativo no planejamento
Planejar é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer data comemorativa. E no Dia dos Pais, criar uma campanha que seja atrativa para os consumidores é o ponto principal. Pense no que você gostaria de receber se estivesse comprando de seu estabelecimento e anote.
Lembre-se de que atenção aos detalhes, organização da loja, divulgação dos produtos e um atendimento aperfeiçoado e preparado para a data são essenciais para aumentar as vendas no Dia dos Pais. Nas compras on-line e presenciais, aposte em laços, papéis e cartões personalizados para enfeitar as embalagens dos produtos. Deixe a criatividade fluir!
2. Aposte em kits
Aqui, é necessário considerar as características do seu público-alvo e seus objetivos. Ofereça kits prontos para aqueles que não sabem o que presentear e também ofereça a opção de personalização do kit com um desconto especial. Esta é uma forma de estimular o consumidor a levar um presente mais completo e elevar o ticket médio.
3. Não se esqueça dos filhos
Parece até controverso, mas o foco de suas ações de vendas deve ser nos filhos, afinal, são eles quem vão às compras. De qualquer forma, também é preciso estar atento ao que os pais querem ganhar de presente, já que eles querem ter suas expectativas atendidas.
Uma dica extra para aumentar as vendas no Dia dos Pais é apostar em produtos que podem ser usados em dupla ou com o restante da família. Além disso, para aqueles que pretendem presentear dois pais ou que compartilham o mesmo gosto, você pode lançar promoções do tipo “compre um e leve dois”. Use a criatividade para alavancar as vendas do seu comércio!
4. Seja diferente
Um dos pontos mais importantes para se destacar em meio ao mercado competitivo é ter um diferencial. Aposte em vales-presente de valores diferenciados, ofereça brindes personalizados de acordo com a data e descontos progressivos. Esses descontos são uma forma inteligente de aumentar as vendas no Dia dos Pais, já que são simples de operacionalizar e apresentam vantagem para o cliente, que pode aproveitar para comprar presentes para mais de uma pessoa.
5. Ofereça diferentes formas de pagamento
Oferecendo diferentes formas de pagamento, você consegue atingir e atrair todos os tipos de clientes. A facilitação de pagamento e a diversificação sempre são uma boa estratégia, já que a falta de opção pode fazer o cliente desistir do produto. Nos dias de hoje, é comum que as pessoas não tenham dinheiro em espécie, apenas cartões de crédito, débito ou PIX. Por isso, ofereça todas estas opções, além de boleto para vendas no e-commerce e parcelamento no crédito.
Lembre-se de que o ponto chave para vender mais no Dia dos Pais e quem qualquer data é a organização. E para isso, é preciso ter um bom sistema de gestão. Aqui na ATM Informática você encontra sistemas pensados e programados especificamente para o seu ramo de negócio. Entre em contato com nossos consultores e solicite uma demonstração para o seu empreendimento. Leia também: Como um sistema de gestão contribui para a produtividade da empresa