A Black Friday é o dia mais esperado do ano por consumidores e lojistas. Originalmente uma tradição americana, o dia com as maiores promoções e descontos acontece na última sexta-feira de novembro.
Embora seja uma ótima oportunidade para lojistas aquecerem as vendas e se prepararem para o fim do ano, errar na estratégia pode não apenas comprometer os lucros, mas até mesmo render prejuízos. Confira quatro erros para evitar na Black Friday e aproveite esta data para vender mais e conquistar novos clientes:
1. Promoção sem planejamento e logística
A Black Friday é uma ação muito esperada pelos consumidores. Entretanto, se você não fizer um planejamento adiantado pensando em como os altos descontos irão impactar no seu faturamento e como a alta demanda irá afetar a sua logística de entrega, você poderá deixar seus consumidores irritados com os atrasos do recebimento, além de deixar suas contas no vermelho.
A cada início de ano, faça um levantamento das datas importantes para o seu comércio e planeje as ações e recursos necessários para colocar seus planos em prática. O planejamento é a chave do sucesso da sua loja na Black Friday.
2. Ter um site instável
Na Black Friday, o tráfego dos sites pode aumentar em até seis vezes se comparado com um dia comum. Por esta razão, é comum que os sites caiam ou fiquem instáveis, causando problemas com as vendas e fazendo com que a loja perca oportunidades.
Um cliente que acessa um site e não consegue fechar a compra na hora, dificilmente voltará depois. Aumente o limite de tráfego no seu e-commerce e garanta que o cliente consiga realizar a compra sem problemas.
3. Disponibilizar poucas formas de pagamento
Uma forma de garantir a venda na Black Friday é otimizar o checkout e oferecer o máximo de métodos de pagamentos possíveis. A liderança de preferência pelos consumidores na hora da compra on-line é do cartão de crédito, mas opções como boleto, Pix e cartão de débito aumentam as chances do consumidor fechar a compra.
Mas lembre-se: quando falamos em pagamentos digitais, abre-se a brecha para que golpistas tentem se aproveitar da ocasião. Reforce a segurança no que diz respeito ao pagamento para garantir que as suas vendas realmente representem lucro.
4. Estoque e equipe de vendas
Na hora do planejamento, é importante que o lojista prepare seu estoque para que não falte ou sobre produto demais. Além disso, durante a Black Friday é comum que os consumidores precisem de um reforço no atendimento, seja ele on-line ou em lojas físicas, para solucionar problemas ou tirar dúvidas. Neste momento, ter um time de vendas treinado e qualificado para o atendimento de alto volume, ou até mesmo reforçar a equipe, garante que seu comércio prospere e que os clientes retornem a comprar.
O planejamento é a chave do sucesso da sua loja na Black Friday. Portanto, certifique-se que seus clientes saiam satisfeitos para que o relacionamento se solidifique, e faça com que seu comércio ganhe novos compradores recorrentes.
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