A gestão do estoque é uma das áreas mais importantes para um negócio, e incluída em suas atividades está o cálculo mais preciso possível de insumos, itens e produtos, que influencia no aumento da lucratividade, uma vez que trabalha com aquilo que a empresa de fato necessita, sem excessos ou carências. Pensando nisso, o estoque de segurança surge como uma das estratégias mais eficientes para manter a empresa abastecida, principalmente diante de cenários variáveis de produção, vendas e fornecimento.
O estoque de segurança é a quantidade mínima de um produto exigida para suprir o negócio e armazenada para fins de necessidade extraordinária, evitando a falta de estoque e consequentes problemas que possam ser causados por ela. É uma prevenção contra qualquer imprevisto causado por sazonalidades do mercado, atrasos de entrega ou flutuações de preços, por exemplo.
Não somente adotado pelo comércio, mas também pela indústria e pelo setor de serviços, esse procedimento de estocagem permite que a empresa seja menos dependente de fornecedores e esteja apta a atender demandas fora do padrão. O estoque de segurança garante a estabilidade nas vendas e na produção até que o próximo lote seja entregue. Para isso, é preciso calcular qual é o nível de armazenamento ideal para as operações da empresa, tendo em vista que o exagero gera altos custos de manutenção e a sua escassez resulta em atrasos e perdas no faturamento.
Como calcular o estoque de segurança ideal?
Cada segmento de negócio tem suas especificidades e pode ter diferentes métodos de chegar à quantidade adequada de estoque de segurança. De toda a forma, para fazer esta conta é preciso considerar a demanda, os prazos e as vendas. Existe uma fórmula geral que se resume à seguinte equação: ES = MV x TE, sendo ES o estoque de segurança, MV a média de vendas diárias, e TE o tempo máximo de entrega em dias.
Assim, se sua empresa vende 100 unidades de um produto por dia e o fornecimento de seu estoque leva 7 dias para ser entregue, o seu estoque de segurança é igual a 700 unidades, sendo necessário ter estocado uma quantidade acima deste número. Apesar de ser um dos cálculos mais utilizados e simples de resolver, ele não considera as variações situacionais da demanda.
Vantagens do estoque de segurança
Essa estratégia de estocagem proporciona os seguintes benefícios:
1 – Evita a diminuição de produtividade por falta de materiais
Graças ao estoque extra é possível manter a produção ativa, mesmo em períodos de escassez de insumos ou atrasos no seu fornecimento.
2 – Facilita a gestão de estoque
Através de registros bem controlados de entradas e saídas de itens é mais fácil prever situações que exijam que o estoque de segurança seja colocado em uso.
3 – Reduz a perda de vendas por falta de estoque
A empresa consegue sustentar seu faturamento ao dar continuidade às vendas de produtos, reduzindo o desgaste que a falta de estoque pode causar ao relacionamento comercial.
4 – Auxilia no cumprimento de prazos de entrega a clientes
Este tipo de estoque traz segurança à empresa e aos seus clientes de que as promessas estabelecidas entre as partes no momento da venda serão cumpridas, mesmo diante de contratempos.
5 – Protege a empresa contra oscilações de preços
A utilização do estoque de segurança assegura ao estabelecimento mais tempo para lidar com questões financeiras do mercado, como aumento de preços ou mudanças que possam ocorrer em negociações junto aos fornecedores.
6 – Previne percalços causados por sazonalidades
É uma garantia à empresa de redução de impactos causados por variações bruscas de produção e vendas, seja em momentos previstos ou imprevistos.
Mantendo o estoque de segurança em dia
A fim de facilitar o gerenciamento do estoque como um todo é importante que a empresa conte com um sistema de gestão que viabilize uma visão geral de todas as operações que impactam este processo, como inventário, dados de vendas, fluxo de caixa e fornecimento.
Além disso, o software também proporciona informações e garante o registro de históricos, auxiliando nas tomadas de decisão, nos cálculos adequados dos níveis mínimo e máximo de estoque de acordo com fatores como giro, margens de lucro, custo de aquisição, entre outros.
A ATM Informática oferece uma solução em sistema de gestão que engloba tudo aquilo que é fundamental para controlar a rotina administrativa, automatizando processos, gerenciando estoque e fluxo de caixa, além de emitir documentos fiscais eletrônicos e muito mais.
Entre em contato com nossa equipe e saiba como manter seu negócio fluindo com toda a segurança e praticidade que o mercado exige.
Leia também: Controle de estoque: Um guia de tudo o que você precisa saber