Janeiro de 2025 foi marcado pela 115ª edição da feira “Retail’s Big Show”, promovida pela maior associação de varejo do mundo, a NRF. O evento, realizado em Nova Iorque, reuniu as principais empresas e fornecedores do setor para apresentar pontos de atenção e tendências de varejo para os próximos anos.
Para levantar dados e listar as tendências, especialistas conduziram uma análise aprofundada de pesquisas de mercado. O resultado identificou 25 previsões para o setor varejista. A seguir, destacamos as principais. Confira!
1. Tecnologia em foco
A utilização de tecnologia para melhorar a experiência do cliente continuará sendo ponto central no varejo. A inteligência artificial (IA) foi apontada como um dos principais recursos, com aplicações que vão desde recomendações personalizadas e assistências de compras até o acompanhamento pós-venda. A IA também permite que os varejistas compreendam e acompanhem o comportamento do consumidor de forma mais precisa, ajudando a personalizar o atendimento e o negócio para satisfazer as expectativas dos clientes.
No entanto, a NRF destacou a importância de reforçar os cuidados com a privacidade de dados. O uso de IA para tratar informações pessoais exige atenção redobrada para garantir a segurança dos consumidores.
2. Vendas on-line
A presença digital e as vendas realizadas pela internet foram apontadas como temas em ascensão quanto às tendências de varejo. Um destaque importante é o crescimento das live shoppings, transmissões ao vivo para vender produtos de forma imediata. Esse formato combina entretenimento com experiência de compra, gerando um senso de urgência e exclusividade que atrai os consumidores.
Além disso, os marketplaces continuam a se popularizar devido ao baixo custo de entrada e manutenção, e oferecem uma alternativa estratégica para centralizar produtos e preços competitivos em um único local, evitando que os consumidores migrem para outros sites.
3. Experiência em loja física
Embora a tecnologia e as vendas on-line sejam os principais destaques, a NRF também apontou que a experiência em loja física permanecerá relevante. Oferecer interações imersivas e autênticas, impossíveis de replicar no ambiente digital, ajuda a fidelizar os clientes e construir confiança, transformando consumidores em uma verdadeira comunidade em torno da marca.
Outro ponto levantado foi a experiência dos colaboradores, pois o elemento humano, em meio a tanta tecnologia, continuará sendo um diferencial importante. Investir em capacitação, engajamento e desenvolvimento profissional será essencial para reduzir a rotatividade e potencializar o sucesso do negócio.
4. Estratégias de marketing
Conhecer o próprio negócio e adotar estratégias adequadas para se comunicar com os consumidores será essencial em 2025. Com o aumento da desconfiança em relação à publicidade, impulsionada pela superexposição e pelas preocupações com privacidade, o marketing linear já não atende às exigências do mercado.
Agora, marcas e profissionais de marketing precisam identificar como se posicionar de forma correta, já que a competição no mercado faz com que os consumidores avaliem suas opções com mais critério antes de tomar decisões, além de avaliar quantos pontos de contato são necessários para convencê-los a concluir uma compra.
O ano trará muitas transformações, e estar por dentro das exigências e inovações do setor é fundamental para acompanhar a evolução do mercado. A ATM Informática oferece soluções e serviços especializados para modernizar sua empresa e atender às novas tendências de varejo.
Garanta o sucesso do seu negócio com o suporte de quem entende de tecnologia e inovação. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a estar preparado para 2025!
Leia também: Comércio online: vale a pena levar sua loja para o virtual? Confira!