Melhorar as finanças do comércio diante dos tempos desafiadores em que estamos vivendo pode parecer uma missão impossível para muitos empreendedores, principalmente aqueles que possuem pequenos negócios. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae para medir o impacto da crise causada pela pandemia apontou que a maioria das médias e pequenas empresas apresentou uma perda média de 40% do seu faturamento.
É claro que um acontecimento como este surgiu de maneira completamente imprevisível, mas quem tem o próprio negócio precisa sempre levar em consideração períodos de baixa nas vendas e surpresas como esta. A pandemia pode até ser inédita para os tempos atuais, mas há diversos outros eventos que podem impactar negativamente nas vendas, como catástrofes naturais ou recessões econômicas.
Por isso, é fundamental que o gestor tenha plena visibilidade da sua operação e se prepare para estas situações. Planejamento, contar com reservas e ter jogo de cintura são os três componentes principais que ajudam empreendimentos de todos os portes a saírem de crises – muitas vezes fortalecidos.
Confira algumas dicas para preparar o seu negócio para superar tempos difíceis:
1. Não subestime a organização e o planejamento do seu negócio
Pode até soar repetitivo, mas planejamento e organização estão sempre entre os principais conselhos de gestão por um simples motivo: eles funcionam! Muitos empreendedores acabam se envolvendo tanto com o dia a dia que às vezes deixam de lado esta parte mais estratégica. O problema de trabalhar assim é a dificuldade de se preparar para imprevistos.
Se necessário, busque mais conhecimento na área ou conte com um profissional experiente que possa fazer isso pelo negócio. Avalie como anda a saúde financeira do negócio e trabalhe com uma reserva de emergência, que garanta a sobrevivência do negócio caso ele eventualmente trabalhe no vermelho.
2. Revise receitas e despesas
Você sabe exatamente quanto fatura e quanto gasta com o seu comércio? O quanto precisa para manter as portas abertas? O quanto você precisa faturar para ter lucro? Não saber disso é trabalhar às cegas e estar mais suscetível a crises. Somente com este controle você consegue começar a fazer aquela reserva de emergência que comentamos no item anterior.
Mas além de mapear receitas e despesas é preciso ir além: o que você pode melhorar nesta planilha? Todos os gastos são necessários? Existe algum ponto em que é possível economizar? Com informação fica muito mais fácil controlar a sua operação e deixá-la mais saudável para se manter quando as coisas apertarem.
3. Cuide com os custos com folha de pagamento
Quando você estiver analisando as suas receitas e despesas, preste atenção especial à folha de pagamento. O ideal é que estes custos não ultrapassem entre 30% e 40% do faturamento do negócio.
Isso envolve uma reflexão sobre a quantidade necessária de funcionários no estabelecimento e sobre as modalidades de contratação possíveis, considerando as obrigações trabalhistas. É necessário ter uma reserva especial para pessoal também, para honrar compromissos pontuais, como férias, décimo terceiro, demissões, entre outros.
4. Fique de olho no estoque e no fluxo de caixa
Mesmo que você não trabalhe com produtos perecíveis, estoque parado é um problema. Caso isso ocorra durante crises, pense em estratégias para fazê-lo girar. Uma possibilidade é fazer promoções ou combos de produtos.
Observe também o comportamento do fluxo de caixa. Como está a margem de lucro? A rotatividade de vendas? Quais produtos têm mais saída? Investir de maneira inteligente no fluxo de caixa evita prejuízos de tempo, esforço e dinheiro.
5. Invista no controle do seu negócio por meio de um software
Uma maneira de controlar com eficiência tudo o que falamos até aqui é através de um software de gestão. Com ele é possível ter acesso de maneira simples e confiável a informações como estoque, financeiro, margem de lucro, fluxo de caixa, receitas e despesas e tantas outras possibilidades que ajudam a ter mais autonomia sobre a administração do comércio.
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