Pesquisar
Close this search box.

Gargalo empresarial: o que é e como identificar?

É comum ouvirmos o termo “estamos com um gargalo empresarial” vindo da equipe de gestão, mas o que isso quer dizer? Esse conceito diz respeito à dificuldade de execução de algumas atividades, quando há algo que atrase, ou atrapalhe a demanda. Saber identificar um gargalo contribuirá com o desempenho da empresa, além de manter a organização interna entre os setores e colaboradores.

Quais os tipos de gargalos que existem na empresa?

Por se tratar de uma dificuldade que surge em diversos setores, existem os mais variados tipos de gargalos, entretanto, é possível dividi-lo em dois principais grupos: gargalos de processo e produção. Veja abaixo alguns exemplos de cada um deles.

1.Gargalos de produção

Esse tipo de gargalo está relacionado aos comércios e, principalmente, varejos que possuem algum tipo de dificuldade interna, como por exemplo, atraso nas entregas, estoque não controlado, maquinário que não cumpre com a capacidade necessária, comunicação interna etc.

Esse tipo de gargalo quando não identificado a tempo, possui uma forte tendência a criar as “bolas de neve”, onde uma etapa acaba prejudicando a outra. Ex.: a falha na comunicação interna pode resultar na falta de matéria-prima, que irá atrasar a produção e entrega do produto.

2.Gargalos de processos

Como o nome sugere, esse tipo de gargalo está mais relacionado aos processos em si, deixando de lado as etapas que são abordadas na produção. Aqui teremos uma falha originada por questões administrativas, podendo envolver os recursos humanos e demais setores da tecnologia, como por exemplo: equipe de logística, relação com o público, vendas, gerenciamento de funcionamentos, gestão financeira, entre outras.

Como identificá-los?

Apesar de nenhuma empresa estar 100% livre dos gargalos, existem algumas maneiras que podemos identificá-los com mais agilidade, evitando que essa dificuldade migre para outros setores. Através de rotinas administrativas simples é possível realizar o acompanhamento do rendimento dos setores, quando você perceber a redução abaixo do esperado é hora identificar o gargalo. Esse processo se torna mais fácil quando você conhece as funções exercidas pela equipe e já domina as etapas para realizar determinadas atividades.

Identifiquei o gargalo, e agora?

O gargalo empresarial será como um “problema” que você deve buscar uma solução para resolver, então logo após identificá-lo é importante analisar o porquê de ele ter surgido, e evitar que a situação se repita. Os sistemas integrados como ERP são excelentes aliados nessa etapa, através dele é possível gerar relatórios financeiros, realizar um controle de estoque mais assertivo, acompanhar o desenvolvimento das etapas de processo e produção de maneira integrada. Além de contribuir com uma gestão mais eficiente esse tipo de sistema te ajudará a evitar gargalos futuros.

Aqui na ATM Informática você encontra uma equipe especializada em sistemas para gestão. Entre em contato conosco e peça a sua demonstração.

Leia também: Como um sistema de gestão contribui para a produtividade da empresa