Quando um empreendedor começa um negócio, o controle financeiro da empresa é uma de suas principais preocupações. É com base nessa gestão que outras estratégias poderão ser desenvolvidas, refletindo na saúde financeira do negócio. O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos nesse tipo de gestão. Vamos entender mais sobre ele?
O que é o fluxo de caixa e qual a sua importância?
Como vimos anteriormente, o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para gestão financeira da empresa. Seu objetivo é reunir as informações de disponibilidade de caixa para que o administrador possa avaliar quais serão as próximas tomadas de decisão da empresa.
Essa ferramenta possibilita o desenvolvimento de um planejamento mais assertivo para a execução das atividades, dessa maneira o administrador terá uma visão mais ampla das necessidades e recursos financeiros da empresa de curto a longo prazo.
O fluxo de caixa é importante na gestão financeira, pois auxilia no crescimento competitivo de mercado da empresa, fazendo com que o setor financeiro tenha um controle diário da sua movimentação.
Como criar um fluxo de caixa?
Então você pode estar se perguntando como criar e ter o controle do fluxo de caixa no seu negócio. Nós te explicamos! O primeiro passo é realizar um levantamento de todas as despesas fixas que o negócio tem, como por exemplo, impostos, aluguel, folha de pagamento etc. O próximo levantamento será de outras possíveis despesas, aqui você deve dividir entre curto, médio e longo prazo, como por exemplo, suprimentos, reparos, fornecedores etc.
Feito este levantamento (saída e entrada do caixa) você saberá quais são os valores que sairão do seu caixa durante o mês. Então agora precisamos considerar a receita (contas a receber) da empresa, também considerando o período de curto, médio e longo prazo.
Ao realizar o levantamento dessas informações é viável pensar estrategicamente quanto a formação de novas despesas. Em uma compra, por exemplo, é possível visualizar se ela deve esperar mais um tempo para o levantamento de recursos, ou então estimular uma quantidade de parcelas que a empresa conseguirá pagar por mês sem prejudicar a sua saúde financeira.
Como o sistema de gestão pode te ajudar nessa etapa?
Preencher planilhas no computador, ou até mesmo utilizar aquela agenda de anotações nos deixa suscetíveis a erros que podem refletir diretamente na prospecção do fluxo de caixa.
Com o sistema de gestão em apenas alguns cliques você terá acesso aos saldos iniciais do caixa, fluxo diário, evolução deste saldo, origem dos valores (entrada e saída, ao que se foi destinado) e muito mais. É por isso que esse tipo de sistema é uma ferramenta muito recomendada para essa etapa. Além de garantir resultados mais assertivos, você poderá otimizar seu tempo, pois ele permite mais agilidade e praticidade no seu dia a dia.
Aqui na ATM Informática você encontra uma equipe especializada em sistemas para gestão. Entre em contato conosco e peça a sua demonstração.
Leia também: A importância de contar com um ERP de acordo com a LGPD