O inventário é uma operação essencial para qualquer tipo de negócio. Por meio dessa atividade, todos os produtos são contados, evitando problemas no estoque e reduzindo o risco de prejuízos, como perdas e rupturas. Com isso, utilizar um coletor de dados pode agilizar essas operações e facilitar os processos. Além de permitirem o registro de informações em vários sistemas industriais e comerciais, os dados coletados também podem ser acessados posteriormente por sistemas específicos.
Os coletores de dados ATM possuem aplicações específicas para inventários, como é o caso do ATM Scan, que ao final do inventario informa o valor do seu estoque, bastando para isso, que o sistema ERP forneça para a execução do inventário, o cadastro dos produtos com seu respectivo custo.
Em sua maioria, os motivos que levam a problemas nos estoques são ocasionados por erro humano. Estes problemas podem ser evitados com o uso de sistemas de controle automatizado de estoque, que previnem o erro de contagem e outras falhas. Utilizar ferramentas tecnológicas faz uma grande diferença, pois cumprem as tarefas de forma padronizada, facilitando o inventário.
Quais os principais erros de inventário?
Algumas falhas comuns que atrapalham o controle de estoque são:
Falta de atualização: Não é raro que se deixe a atualização do estoque para depois, levando ao acúmulo do trabalho ou até mesmo seu esquecimento. Isso prejudica o controle do inventário, gerando impactos na rotina e custos evitáveis. O ideal é registrar a movimentação de itens imediatamente após ser realizada.
Falta de padronização de registros: A ausência de regras específicas nos registros de estoque causa inconsistências e pode fazer com que a empresa produza mais do que precisa ou até mesmo deixe de atender suas demandas. Por isso, a padronização deve ser feita através de diversos tipos de categorização, como códigos de barras, por exemplo.
Falta de planejamento de compra: Compras desnecessárias ou inoportunas podem causar acúmulo e perdas consideráveis para a empresa. Antes de qualquer compra é fundamental considerar todos os aspectos que influenciam a saída desses produtos. As informações consolidadas de histórico do inventário podem auxiliar nesta questão.
Diante disso, a utilização do coletor de dados além de facilitar a rotina da equipe, também evita que tais erros de inventário sejam cometidos.
Por que utilizar o coletor de dados?
As empresas precisam de meios mais eficientes para controlar o estoque e inibir erros de inventário. Dessa forma, o coletor de dados auxilia na captação e registro dos dados, garantindo uma gestão mais produtiva e competente. Os coletores possuem múltiplas funções, contribuindo para a automação de diversas tarefas, como:
– Monitoramento de inventário;
– Separação de itens de pedidos;
– Conferência de entrada e saída;
– Elaboração de relatórios;
– Controle de qualidade;
– Prevenção de rupturas.
Vantagens do coletor de dados para o negócio
1. Integração e agilidade
Os coletores acabam integrando o trabalho de vários setores, pois o gerenciamento de produtos é feito através de um sistema atualizado em tempo real, sempre que alguma movimentação for feita no estoque. Assim, torna-se mais simples elaborar planejamentos de vendas ou de compra de produtos.
2. Redução de custos
Com o aperfeiçoamento na execução das tarefas resulta em uma redução de custos, especialmente no número de colaboradores necessários para controlar o estoque. Um benefício que faz toda a diferença, em particular quando a empresa precisa se adaptar em tempos de crise ou frear investimentos.
3. Maior controle sobre os ativos
Uma vez que a coleta de dados se dá com mais eficiência e rapidez, o resultado é um controle realista de todo o estoque. Baseado nas informações captadas é possível ter a consolidação de dados de cada produto, localização, etapa em que se encontra, entre outros.
4. Tomada de decisão mais assertiva
A extração de informações sólidas do estoque obtidas pelo inventário é fundamental no processo de tomada de decisão, pois auxiliam os gestores a possuírem uma visão realista do negócio e, consequentemente, decidir de forma estratégica. Graças a dados mais confiáveis é possível estabelecer processos mais inteligentes dentro da empresa.
5. Processo mais produtivo
Com o uso inteligente do coletor de dados, a equipe ganha em tempo e produtividade, já que uma tarefa que poderia tomar boa parte das horas de trabalho do colaborador, é realizada com mais rapidez e eficiência.
Aqui na ATM Informática você encontra diversas marcas e modelos de coletor de dados. Trabalhamos com a venda e aluguel de coletores para os mais diversos segmentos. Se sua empresa busca por tecnologia e praticidade, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.
Leia também: Controle de estoque: Um guia de tudo o que você precisa saber