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As principais tendências do setor supermercadista

Como parte importante e atuante no setor do comércio varejista, oferecendo soluções em automação comercial, a ATM Informática recentemente participou da ExpoSuper 2023, um dos maiores eventos do setor supermercadista, trazendo aos participantes importantes atualizações a respeito do presente e do futuro dos supermercados.

Nesta edição, a tecnologia, a inovação e a automação de processos foram temas de grande parte de palestras, painéis e estandes, mostrando como a modernização constante transforma o dia a dia dos clientes, mas também a rotina das próprias empresas que adotam estas tecnologias.

Mesmo diante de um impacto significativo para o orçamento, o setor supermercadista tem tornado prioridade incluir inovações em seus processos, tendo em vista a expectativa do consumidor em relação à experiência de compra e a manutenção da relevância do próprio negócio dentro do mercado.

Continue lendo o artigo e veja quais são as principais tendências apontadas pelos especialistas.

O presente e o futuro do setor supermercadista

Os avanços no setor supermercadista devem acontecer progressivamente, ao passo que as novas soluções se apresentam com preços mais atrativos aos negócios. A implantação de ferramentas, equipamentos e softwares mais modernos vêm para substituir certas rotinas já bastante solidificadas dentro das empresas, por isso, é necessário que, internamente, colaboradores sejam capacitados e que haja uma preparação para romper resistências culturais.

Acompanhe abaixo algumas das tendências previstas para o setor supermercadista.

1. Valorização do setor de TI

Um aspecto bastante relevante é reconhecer a importância do desenvolvimento de um setor de TI consolidado, organizado e eficiente. A tecnologia da informação precisa deixar de ser uma área de suporte técnico e passar a fazer parte do planejamento estratégico das empresas. O ritmo de implantação de novas ferramentas, sistemas e maquinários tende a crescer, requerendo especialistas que tornem o processo muito mais fluído.

2. O básico bem feito

Dentro do setor supermercadista, dependendo do seu porte, uma loja pode possuir até 5 mil rotinas operacionais, sendo essencial que se organize estes conjuntos de tarefas para que tudo funcione em cadeia: se existir algum gargalo, certamente impactará as outras fases dos processos. Por isso, as atividades básicas quando bem realizadas, costumam dar muito mais tranquilidade ao cumprimento das demais.

Apesar de toda a inovação, muitas tecnologias possuem alto nível de detalhamento e apresentam necessidade de controle e fluxos, muitas das quais são dependentes de pessoas. Por isso, uma equipe bem treinada e motivada faz a engrenagem rodar eficientemente e, em meio a tantas tecnologias, é preciso que a empresa não esqueça da característica humana.

3. Convivência entre diversos canais de compra

Os especialistas do setor supermercadista apontam que existam aproximadamente 19 modelos de lojas, indo muito além do supermercado, hipermercado e o mercado de bairro, o que representa um aumento da complexidade de operações de diversos processos, além do desafio de conquistar e manter clientes.

Hoje, a força dos atacarejos chamam a atenção, pois têm alavancado as vendas em praticamente todas as regiões do Brasil. Mas, além disso, o que também se destaca é o omnichannel, ou seja, a boa convivência entre canais diferentes. As características únicas e próprias de cada formato é o que diferencia o comércio, mas é também o que os une nesta tendência de migração de um meio de venda para o outro, cada um apresentando um diferencial competitivo. É preciso que o varejo compreenda cada um deles em termos de produtividade operacional, precificação, mix de produtos, controle de estoque e, principalmente, uma gestão cada vez mais específica.

4. Inclusão e diversidade

Para além da inovação e tecnologia, como já falamos anteriormente, as pessoas ainda fazem toda a diferença no bom desempenho de um negócio. Por isso, o setor supermercadista chama a atenção para uma tendência cada vez mais necessária: a naturalização da inclusão e da diversidade dentro da cultura empresarial.

Isto incentiva um ambiente de trabalho mais saudável e estimula o respeito a todos os grupos, incluindo os minoritários ou que sofrem com preconceitos. Dentro deste tema, é citada a importância de uma liderança humana e o foco na gestão por competências, envolvendo principalmente colaboradores por gênero, raça, classe social e portadores de deficiências, dando oportunidades e salários igualitários no desempenho de suas importantes funções.

Como uma parte ativa no incentivo à modernização dos negócios através da automação, dentro e fora do setor supermercadista, a ATM Informática oferece soluções que não somente impactam as rotinas internas das empresas, mas também estimulam melhores resultados através de mais vendas e experiências de compra mais completas e ágeis.

Por isso, se o seu negócio precisa de um upgrade para continuar relevante no mercado, venha conversar com um de nossos especialistas! Queremos conhecer seu negócio e indicar as melhores tecnologias do nosso portfólio.

Saiba mais sobre o que a ATM Informática tem a oferecer, clicando aqui e falando conosco! Leia também: A importância da inteligência artificial no varejo