Temos acompanhado a tecnologia e seus grandes avanços sendo utilizados em diversos setores do mercado e, é claro, que o comércio não ficaria de fora. A inteligência artificial no varejo vem sendo implantada de diferentes maneiras, transformando a forma como consumimos em nosso dia a dia. Se hoje, um estabelecimento varejista pensa em estar à frente da concorrência e divide com ela um mercado competitivo, a adoção de estratégias tecnológicas como a IA pode ser o diferencial que tanto procura.
A inteligência artificial no varejo tem atuado em três grandes frentes: engajar e fidelizar o consumidor, aumentar a conversão de visitas para vendas e diminuir custos e esforços associados a marketing.
Para entender melhor como a IA se relaciona com o mercado e pode realmente impactar nas escolhas do cliente, continue acompanhando a leitura.
Inteligência artificial e o consumo
Em primeiro lugar, é importante frisar no que consiste a inteligência artificial da qual falamos aqui. É um ramo da tecnologia dedicado ao processo de aprendizado das máquinas, baseado na imitação de comportamentos e padrões humanos, utilizando técnicas similares aos do nosso próprio cérebro, como: jornada de tomada de decisão, aprendizado por observação, raciocínio e julgamento.
Quando tratamos de inteligência artificial no varejo, podemos ressaltar seu uso em diversos processos e atividades ao longo de toda a trajetória de consumo. A IA trabalha com a previsão e a rápida reação a um estímulo, indo desde a oferta da mercadoria ideal para o usuário, chegando inclusive ao próprio funcionário do estabelecimento que pode utilizá-la para identificar produtos em prateleiras ou em estoque com mais facilidade.
Já na área de marketing e comunicação, a inteligência artificial pode ser encontrada desde a fase de planejamento – ao propor temas e ações -, até a criação das estratégias, auxiliando a prever tendências, gerar conteúdos relevantes e aumentar taxas de conversão de vendas.
A área responsável pelo relacionamento com os clientes também já vem, nos últimos anos, implantando largamente a inteligência artificial no varejo. É comum hoje observarmos os canais de atendimento ao consumidor utilizarem bots em seus chats on-line, fazendo a triagem ou mesmo concluindo todo o processo de pré ou pós-venda, por exemplo.
Quando olhamos para países desenvolvidos, como os Estados Unidos, constatamos ainda outras tendências de consumo impactadas pela IA. É o caso dos carrinhos de supermercado inteligentes, capazes de fazerem o próprio checkout da compra, em um processo fluído e completamente autônomo, sem envolver funcionários.
Além da óbvia e esperada praticidade oferecida pelos carrinhos no transporte de mercadorias, eles ainda possibilitam a pesagem de vegetais, frutas e produtos a granel, além de fazer a contabilização de quantidade de itens e indicar o preço final da compra. O usuário finaliza suas compras e pode pagar via aplicativo no seu próprio celular através de cartão de débito ou crédito.
Uma tecnologia como essas utiliza inteligência artificial para reconhecer imagens, escanear códigos de produtos, identificar preços e finalizar a compra, indicando opções de pagamento, tudo isso de forma bastante intuitiva para o cliente. Além disso, todas as informações colhidas sobre hábitos de consumo, preferências e o passo a passo da escolha do consumidor no próprio estabelecimento, servem de base para, automaticamente, colaborar com a otimização das prateleiras, a organização de estoques e a necessidade de reposição de produtos.
Através de câmeras de IA instaladas em gôndolas e prateleiras, é possível saber exatamente se um material de ponto de venda, como uma testeira, etiqueta, cartaz ou stand, atraiu mais e melhor, além de medir se a conversão foi efetivamente realizada. A inteligência artificial no varejo pode reconhecer o melhor espaço e quais produtos têm maiores chances de vendas em determinados locais.
O papel da inteligência artificial no futuro do varejo
Apesar de já ser realidade em muitos países de primeiro mundo, o futuro da inteligência artificial depende não apenas de dedicação de tempo para aprendizado das máquinas, mas também de investimentos financeiros.
A disseminação da internet das coisas e da automação massiva de processos pode ser facilitada aqui no Brasil com a chegada e o desenvolvimento de plataformas 5G, agilizando demandas exigidas pela tecnologia de IA.
Por enquanto, captar dados de compra do consumidor na internet, transferir esses registros e conseguir utilizar tal conhecimento quando ele estiver na loja física ainda parece um objetivo distante, mas faz o varejista sonhar em ter uma imensa vantagem competitiva. Nos próximos cinco anos, é possível que sejamos testemunhas da rápida multiplicação das aplicações de inteligência artificial no varejo e em outras áreas.
Enquanto isso, o assunto ainda pode causar certa polêmica por envolver questões éticas do uso de dados e da segurança do usuário, aspectos sérios e que ainda estão se ajustando ao momento atual de consumo.
A ATM Informática, experiente e especialista na automação comercial de processos, acompanha com muita curiosidade o que será do futuro do varejo com a crescente utilização da IA. Se seu comércio está apenas começando a utilizar a tecnologia para melhorar resultados, conte com nossas soluções!
Fale com um de nossos profissionais, conheça nossos serviços e solicite seu orçamento.