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6 Tendências do varejo em 2022

O mercado está em constante evolução e mudança. Principalmente nos últimos dois anos, as mudanças no comportamento dos consumidores foram inevitáveis, causando uma acentuada transformação nos hábitos de consumo e com isso, mudando as tendências do varejo ao longo do tempo.

Além disso, existe a acirrada competição no varejo brasileiro, fazendo com que marcas e franquias que entendem os novos rumos do mercado saiam na frente na disputa pelos consumidores. Trouxemos seis tendências do varejo em 2022 para você ficar atento e criar estratégias de vendas para destacar cada vez mais a sua marca no mercado.

1. Sustentabilidade

Uma grande tendência para o varejo é o aumento do consumo de produtos sustentáveis, ou seja, aqueles que já foram usados ou reciclados. Além de ser mais favorável para o bolso brasileiro, marcas que se posicionam publicamente a favor da preservação ambiental utilizam embalagens sustentáveis, economizam recursos naturais como água e energia elétrica, tendem a ter maior visibilidade e simpatia dos consumidores.

2. Sistema de gestão comercial

Outra grande tendência do varejo para 2022 é a integração de um sistema de gestão comercial dentro dos comércios. Organização e planejamento são fundamentais para mostrar ao seu cliente que a sua marca tem uma boa estrutura, além de passar confiança e agregar ao seu financeiro.

Implantar um bom sistema de gestão no seu comércio é uma atitude empreendedora que traz mais automação e segurança. Com um sistema, você conseguirá ter relatórios com números precisos, saber quais produtos tiveram maior e menor saída, qual vendedor teve melhor desempenho entre muito mais.

Na ATM Informática, temos softwares de gestão pensados especialmente para todos os ramos comerciais, solicite sua demonstração aqui.

3. Venda física e e-commerce

Devido à pandemia, a compra on-line por meio de e-commerce vem dominando o mercado. Entretanto, a tendência do varejo dentro dos próximos meses é que vendas em pontos físicos voltem a ser a escolha do consumidor, o que torna possível uma mudança das pessoas em relação à pesquisa e à compra dos produtos.

Como estamos na era da comodidade, na qual os consumidores querem agilidade e praticidade, é importante que os comércios unam o on-line com o off-line e ofereçam serviços convenientes ao cliente. Entregas diferenciadas e ágeis, rastreio em tempo real dos pedidos, opções de pagamentos variadas e retirada em loja física são alguns exemplos que podem atrair o consumidor.

4. Atenção aos produtos infantis

Além dos idosos, o público infantil também é uma grande tendência no varejo para 2022. Isso porque, com a tecnologia a fácil acesso, as crianças estão bem-informadas sobre o universo do consumo, interferindo não apenas na escolha de produtos infantis, mas também nas compras dos adultos.

5. Atendimento

Seja na loja física ou no e-commerce, contar com um bom atendimento é fundamental para o sucesso de sua marca. Nos dias de hoje, os consumidores prezam por um atendimento atencioso, ágil e informativo.

O avanço da tecnologia e aplicativos de comunicação permitiu com que os vendedores possam conversar, vender e tirar as dúvidas dos clientes de maneira digital, dando mais autonomia e empoderamento aos vendedores.

6. Terceira idade cada vez mais participativa no mercado

Representando cerca de 20% do mercado consumidor, o comportamento de consumo da nova geração de idosos está se transformando diariamente, tornando-se uma tendência no varejo que merece a atenção dos comerciantes.

A terceira idade está crescendo e passando a ser uma maioria de forte influência, formando uma nova geração de pessoas com poder de decisão de compra, tempo disponível, interesse em novos produtos e serviços, além da vontade de viver e experimentar novas emoções.

Essas tendências do varejo, entre outros movimentos do mercado, servem para que você veja quais mudanças afetam diretamente o seu negócio e lhe ajudam a planejar melhor quais serão as estratégias trabalhadas para atingir o seu cliente e fidelizá-lo em sua loja. Tenha em mente que as tendências do varejo mudam constantemente, por isso, estar preparado e atualizado para elas pode garantir que a sua marca se mantenha competitiva, sólida e em evidência perante os consumidores.

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