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O que você precisa saber sobre a implantação de self-checkout

Quem quer se manter à frente no mercado precisa estar atento às práticas que atendem às necessidades dos consumidores, como a implantação de self-checkout no segmento de comércio no varejo. Assim como em diversas outras áreas, não basta oferecer bons produtos e um ambiente convidativo, é preciso também investir em tecnologias que garantam uma experiência mais fluída e rápida.

Apesar do nome estrangeiro, este equipamento de autoatendimento é cada vez mais comum ao público, especialmente em supermercados. Através da implantação de self-checkout, a loja proporciona uma etapa de conclusão de compras muito mais prática, ágil e moderna, a um perfil de consumidor cada vez mais frequente, o de reposição, caracterizado por fazer compras menores, porém com maior recorrência. Este público busca por um atendimento rápido, sem grandes esperas em filas, especialmente em períodos de grande fluxo de vendas.

A implantação de self-checkout não traz vantagens apenas para os clientes, mas também para o próprio estabelecimento, como acompanharemos a seguir neste artigo.

Benefícios da implantação de self-checkout

Um estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta em seus resultados que cerca de 22% dos supermercadistas devem investir ou até mesmo expandir a implantação de self-checkout nos próximos anos. Isso demonstra a importância deste tipo de equipamento e os impactos positivos, tanto para o público quanto para o comércio em si.

No Brasil, já é possível encontrar diversas lojas totalmente autônomas que utilizam exclusivamente essa ferramenta para a etapa de checkout e pagamento, aliada a câmeras e outros dispositivos especiais. Mas o uso mais próximo de todos nós está nos caixas rápidos, uma alternativa aos caixas convencionais.

Confira abaixo alguns dos maiores benefícios na implantação do self-checkout:

1. Experiência de compra mais ágil e autônoma

Um perfil de consumo comum hoje em dia é do cliente que compra menos, geralmente até 15 itens, realizando o pagamento com cartão de débito ou crédito. Para este tipo de público, é desencorajador encarar longas filas apenas para pagar por poucos produtos, gerando uma experiência negativa e que certamente freia seu retorno futuro. Por isso, a implantação do self-checkout oferece mais agilidade e autonomia no atendimento, diminuindo o tempo de espera do cliente e melhorando a percepção que ele tem sobre o estabelecimento.

2. Otimização de tempo da equipe

Colaboradores menos sobrecarregados e com foco em estratégias de vendas e atendimentos mais específicos trazem melhores resultados para a empresa, conseguindo ser mais produtivos e satisfeitos com seus trabalhos. Isso reduz significativamente a rotatividade da equipe e impacta também os custos da empresa com demissões, contratações e treinamentos. A implantação de self-checkout requer um tempo de capacitação menor de novos operadores de caixa, que são aptos a supervisionarem o atendimento de mais de um equipamento ao mesmo tempo.

3. Melhora na imagem da marca

A implantação do self-checkout reforça um posicionamento moderno da empresa, transmitindo uma imagem de quem se preocupa em atender bem, rápido e conforme a necessidade do cliente. O autoatendimento leva em consideração a experiência de compra do cliente, influenciando na sua fidelização, pois sabe que poderá contar com um espaço exclusivo e rápido para a finalização das suas compras.

Desafios na implantação do self-checkout

Como todos os processos, existem as vantagens e também os desafios na implantação do self-checkout, que precisam ser observados e cuidadosamente tratados para que o investimento valha a pena para ambos os lados. Alguns dos obstáculos que podem ser encontrados são:

– Relacionados a fraudes

Como furto, registro ou pesagem incorretos dos produtos, entre outros. Isto pode ser resolvido com equipamentos como balanças de precisão, avisos luminosos e sistemas antifraude como câmeras e alarmes;

– Relacionados a novas tecnologias e as usuais restrições dos próprios clientes

Muitos usuários, especialmente os mais idosos, tendem a imaginar que seja difícil se autoatender. No entanto, para solucionar a situação, as máquinas de self-checkout apresentam um passo a passo visual e auditivo. Além disso, é importante que um colaborador preste assistência quando necessário, esclarecendo dúvidas ao longo do processo.

Neste sentido, abrem-se dois pontos cruciais: o treinamento da equipe para compreender o sistema e prestar um bom atendimento ao cliente final, e a necessidade de estimular o público a experimentar o sistema de self-checkout, realçando suas vantagens.

– Relacionados a espaço e investimento financeiro

O investimento inicial para realizar a implantação do self-checkout pode parecer alto, mas a médio e longo prazo é possível identificar como ele auxilia a dar maio vazão aos atendimentos mais rápidos, possibilitando que mais clientes sejam atendidos em menos tempo, impactando positivamente na satisfação do público.

Preparar o layout para uma disposição estratégica e bem-posicionada dos terminais de self-checkout também é fundamental. É preciso que o cliente identifique rapidamente do que se trata aquele espaço, quais são as suas vantagens e como utilizá-lo.

Para contornar todos estes eventuais desafios, é essencial contar com bons fornecedores de tecnologia, que possuam um software inteligente e fácil de operar, que garanta segurança e produtividade. O suporte e manutenção dos equipamentos também precisam ser eficientes, portanto, contar com uma empresa especialista no setor de automação comercial e na venda e operação de terminais de autoatendimento faz toda a diferença!

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Leia também: Como o autoatendimento e outras tecnologias atraem clientes do mundo digital.