É possível dizer que os consumidores estão voltando a adotar alguns hábitos do período pré-pandêmico, como o retorno às compras presenciais, por exemplo. Esta retomada, no entanto, demanda algumas adaptações, necessárias aos varejistas que não queiram ser engolidos pelo mercado cada vez mais digitalizado. A automação de lojas físicas é realidade, não mais uma tendência, e faz toda a diferença para o usuário habituado às conveniências das compras on-line.
Uma pesquisa feita pela Zebra Technologies Corporation sobre experiência de compra e uso de tecnologias, identificou-se que 76% dos entrevistados voltaram a frequentar lojas físicas com a regularidade anterior à pandemia. Os consumidores estão mais integrados e abertos a novas tecnologias, adotando em massa o uso do Pix, ferramentas de autoatendimento e compras pelo celular.
As preferências do consumidor
A pesquisa ainda constatou que o público determina como fazer suas compras através de três critérios básicos: preço, disponibilidade e seleção. A preferência é por estabelecimentos que ofereçam processos simples e rápidos, como devolução fácil, agilidade na experiência de compra e entrega de pedidos em casa.
Outra prioridade para os consumidores atuais é a velocidade no processo de pagamento, optando por métodos como autoatendimento, retirada de pedidos em lojas físicas e formas de pagamento que não envolvam dinheiro vivo. Cerca de 69% dos entrevistados confirmam que já utilizaram ferramentas de autoatendimento, e 93% esperam continuar a utilizar soluções deste tipo, demonstrando uma redução na preferência por caixas convencionais.
Destaca-se também o desejo do público por mais autonomia, sendo bastante propenso a utilizar soluções que viabilizem o autogerenciamento da compra. Prova dessa adesão positiva aos métodos de autoatendimento é a redistribuição de funcionários por parte dos estabelecimentos, a fim de que cumpram tarefas mais estratégicas ou mesmo dando maior enfoque em um atendimento mais personalizado e exclusivo aos clientes.
Não é segredo que a tecnologia tem se tornado mais indispensável do que nunca, por isso é preciso que o comércio se realinhe com o consumidor através da automação de lojas físicas. Segundo a pesquisa, tanto clientes quanto funcionários de lojas têm expectativas de experimentar tecnologias tão avançadas quanto as que utilizam no dia a dia também no varejo.
Como o varejo tem se preparado para a automação de lojas físicas
O mundo digital é marcado pela agilidade e conveniência, e por elas também devem ser regidas as tomadas de decisão de quem atua com o comércio presencial, afinal, é necessário acompanhar o ritmo dos consumidores.
A pesquisa aponta que 71% das empresas latino-americanas consideram que o atendimento realizado por pessoas no checkout é cada vez mais desnecessário, sendo que quase metade destas empresas já estão implantando métodos de pagamentos sem contato e de autoatendimento.
82% dos gestores entrevistados pretendem expandir seus investimentos em tecnologia nos próximos 3 anos, apontando mudanças significativas. Por exemplo: 45% sugerem que apostarão na conversão de parte dos caixas tradicionais em totens de autoatendimento, enquanto 43% estudam incluir o pagamento sem contato em seus negócios. Todo este planejamento de automação de lojas físicas se pauta em atender às expectativas de um público sensível a preços, interessado em eficiência no processamento de pedidos e em mais simplicidade na jornada de compra.
Os donos de negócios participantes da pesquisa também indicaram quais são suas prioridades quando pensam em investir em tecnologia no varejo:
1 – Aumento da automação
O pagamento móvel e o self-checkout proporcionam aos consumidores a rapidez e a conveniência que tanto prezam, além de possibilitar que a equipe ofereça um atendimento melhor e focado na personalização da experiência.
2 – Melhoria do gerenciamento de inventário
Os donos e gestores de negócios desejam otimizar os processos de inventário para assegurar uma visão em tempo real, planejando a implantação de inteligência artificial a fim de organizar o reabastecimento de estoque e trabalhar com uma previsão mais precisa de demanda.
3 – Aumento da sustentabilidade
Cada vez mais, os consumidores e o próprio mercado buscam envolver-se com negócios que gerem menos impactos negativos ao meio ambiente, a tecnologia assume uma importante função no reforço de práticas de redução de resíduos e do uso de papel, na geração própria de energia, entre outros.
As vantagens da tecnologia expandem-se por todas as áreas da empresa, gerando uma experiência favorável tanto para clientes, quanto para a equipe. Os resultados da pesquisa indicam que 78% dos funcionários sentem-se mais valorizados quando contam com ferramentas tecnológicas para auxiliar em seu trabalho.
E quanto a sua empresa? Como ela tem se preparado para receber a demanda deste público focado em tecnologia? Investir na automação de lojas físicas, especialmente em autoatendimento, é estar alinhado com o cenário atual de consumo, por isso, busque por soluções que garantam menos complexidade e mais agilidade ao seu negócio, como as que você encontra na ATM Informática.
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