Como o uso do coletor de dados auxilia na redução de perdas no estoque?

A perda de estoque é um problema que atinge diversas empresas de todos portes e setores, podendo ocorrer por várias razões, mas que pode ser contornado com o uso do coletor de dados. Falhas nos processos de controle, danos nos produtos ou erros administrativos são alguns dos motivos que levam à quantidade reduzida de mercadorias disponíveis, impactando na receita e a satisfação do cliente. Além disso, prejuízos constantes podem indicar a necessidade de aprimoramento em sistemas de monitoramento e treinamento dos funcionários para minimizar as ocorrências.

Por isso, o uso do coletor de dados é um forte aliado para aperfeiçoar a gestão de estoque e evitar problemas com perdas de produtos. Para saber mais sobre esse dispositivo e como ele pode auxiliar na rotina da empresa, continue acompanhando a leitura.

O que é um coletor de dados?

O coletor de dados é um equipamento que coleta e registra informações dos itens disponíveis em estoque. Funcionam por meio da leitura de códigos de barras, QR codes ou etiquetas RFID, permitindo a rápida coleta de dados sobre produtos, localização e quantidades.

A integração desses dispositivos com sistemas de gestão de estoque (ERP) permite um acompanhamento mais preciso e detalhado dos produtos disponíveis, ajudando a identificar furos e a tomar decisões sobre reposição, compra e logística.

O uso do coletor de dados como redutor das perdas de estoque

Além de garantir um controle de estoque mais rígido e detalhado, o uso do coletor de dados traz alguns benefícios importantes para evitar perdas de estoque em empresas. Alguns desses benefícios incluem:

1. Eficiência operacional:

Processos como recepção de mercadorias, embalagem e expedição são agilizados pois toda visão do estoque estará no sistema integrado. Além disso, evita que produtos sejam “esquecidos”, garantindo o giro completo do estoque.

2. Precisão de dados:

O cadastro dos dados capturados feito automaticamente reduz erros de digitação e auxilia na contagem dos produtos, já que são registrados e integrados com o sistema de controle da empresa de forma instantânea.

3. Atualização em tempo real:

Muitos coletores de dados são equipados com conectividade sem fio. Dessa forma, as informações são atualizadas em tempo real no sistema de gestão, o que possibilita a empresa ter uma visão precisa dos níveis de estoque a qualquer momento.

4. Redução de custos:

Os coletores de dados reduzem despesas operacionais e permitem direcionar a equipe para outras atividades, evitando desperdício de recursos e mão de obra.

Na ATM Informática, você encontra os melhores equipamentos e conta com um departamento técnico especializado à disposição para sanar dúvidas de manuseio e configuração no uso do coletor de dados. Solicite seu orçamento e comece a reduzir as perdas de estoque agora mesmo!

Leia também: Ferramentas de gestão para organização e planejamento