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4 Vantagens do autoatendimento em supermercados

O serviço de autoatendimento em supermercados, também conhecido como self-checkout, permite que o cliente realize sozinho todas as etapas da sua compra através dos terminais de atendimento. Essa modalidade está presente em muitos supermercados no Brasil, prometendo revolucionar a experiência de compra dos consumidores.

Como funciona o terminal de autoatendimento em supermercados?

Após a instalação do terminal, o cliente poderá passar suas compras no leitor de código de barras, sem necessitar da ajuda de algum funcionário, inclusive nos itens de pesagem, como os de hortifruti. Após a leitura, basta colocá-los nas sacolas, realizar o pagamento através do cartão de débito ou crédito e transferir as compras para a cesta ou carrinho. Alguns supermercados já contam com sistemas de gestão mais modernos, que permitem realizar os pagamentos através do QR code.

A relevância desse tipo de atendimento vem crescendo consideravelmente, trazendo diversos benefícios tanto para a loja quanto para o cliente. Confira abaixo as quatro principais vantagens de implementar o autoatendimento nos supermercados:

1. Otimização de espaço

Os terminais de autoatendimento são menores que os caixas convencionais dos supermercados. Assim, além de ampliar o seu espaço de serviço, é possível inserir mais terminais, dando agilidade aos clientes, mesmo quando há alta demanda. Seu design compacto também ganha pontos nesse item, deixando o supermercado com um aspecto moderno e tecnológico, e possibilitando novos espaços para displays ou PDVs.

2. Agilidade no atendimento

O supermercado deve acompanhar as exigências dos consumidores que buscam por mais agilidade e praticidade na hora de realizar as suas compras. Os terminais reduzem o tempo de permanência de filas e possibilitam que mais caixas estejam disponíveis para atender a demanda, garantindo que o consumidor não desista da sua compra e que não tenha uma experiência negativa, o que o faria evitar realizar as suas compras por perder tempo demais, principalmente quando se trata de poucos itens.

3. Redução de custos para a empresa

Além da empresa necessitar de menos funcionários para operar os caixas, o autoatendimento contribui com a diminuição de margens de erros humanos, como por exemplo, algum item calculado errado, passar o número de itens incorreto, entre outros. Os terminais de consulta também dispensam a alta demanda em manutenções de caixas e computadores.

4. Experiência do consumidor

Ao implantar o autoatendimento, o cliente entende que a sua empresa está preocupada em como será a jornada de compra dele. O supermercado será visto como uma loja organizada, ampla, ágil, com um bom atendimento e praticidade.

Com a disponibilidade de mais colaboradores para atender a demanda, outros setores poderão receber mais atenção, como o de eletro, reposição, central de atendimento ao cliente, entre outras, garantindo que os consumidores saiam sempre satisfeitos e vejam a sua loja como uma ótima opção para fazer compras.

Aqui na ATM Informática você encontra uma equipe especializada em autoatendimento. Entre em contato conosco e conheça as opções de terminais de consulta ideal para o seu negócio.

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